quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Comendo plástico

O Jornal Independent pubicou ontem (5/02/08), um artigo de Kathy Marks e Daniel Howden sobre o maior lixão do mundo.


Uma sopa plástica de lixo flutuante no Oceano Pacífico está crescendo de forma alarmante e agora cobre duas vezes o tamanho dos Estados Unidos, segundo cientistas.
A vasta extensão de dejetos – de fato o maior lixão do mundo – permanece no local devido às correntes submarinas. A sopa se estende desde a costa da Califórnia, passando pelo Pacífico e Havaí, até quase o Japão.
O oceanógrafo Charles Moore acredita que cerca de 100 milhões de toneladas de lixo flutuante estão circulando na região. Curtis Ebbesmeyer, oceanógrafo e autoridade em lixo flutuante, acompanhou o acúmulo de plásticos nos mares por mais de 15 anos: “Ele move em círculos como um animal grande sem coleira”. Quando o animal se aproxima da terra, como acontece no arquipélago do Havaí, os resultados são dramáticos. A mancha de lixo expele os dejetos e cobre a praia com este confete de plástico”.
O lixão foi descoberto acidentalmente por Moore, quando velejava na área e resolveu pegar um atalho, em geral evitado por marinheiros. Ele ficou atônito ao se ver cercado de lixo, dia após dia, há milhares de milhas da costa. Em entrevista comentou o que o intrigou: “Como podia o lixo permanecer durante uma semana inteira?”
Herdeiro de uma fortuna em petróleo, Moore vendeu sua parte nos negócios e se tornou um ambientalista ativo. Ele advertiu ontem que a não ser que os consumidores cortem o uso de plásticos descartáveis, o ensopado plástico dobrará de tamanho na próxima década.
Moore lembrou que por ser translúcido e ficar logo abaixo da superfície, o lixo não pode ser detectado pelos satélites. Segundo o PNUMA (Programa da ONU para o Meio-Ambiente), os dejetos plásticos causam a morte de mais de um milhão de aves marinhas todo ano e 100.000 mamíferos marinhos. Seringas, isqueiros e escovas de dentes foram encontradas dentro do estômago das aves mortas.
Acredita-se que o plástico constitui 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos. De acordo com Dr.Eriksen (PNUMA), a vagarosa massa de água carregada de lixo constitui um risco à saúde humana. Os poluentes plásticos agem como esponjas químicas que atraem químicos fabricados pelos homens como hidrocarbonetos e o pesticida DDT. Estes poluentes acabam entrando na cadeia alimentar. “O que vai para o oceano é absorvido pelos animais e vai para o seu jantar. É simples”, disse o Dr Eriksen.

Arquivo do blog