sábado, 7 de junho de 2008

Eu Economizo o Meu Planeta

As lojas francesas E. Leclerc et Wattrelos inciam experiência de etiqueta de impacto ambiental para produtos de grande consumo. As etiquetas serão obrigatórias a partir de 2011.

O kilo do Mel: em pote de vidro, tem 1,20 kg de CO2 ; em pote de plático, desce para 0,83k CO2. As maçãs que vêm da China e custam 2,20 euros geram 0,92kg de CO2, enquanto a maçã francesa custo 1,99 euros com apenas 0,24 de CO2.

A conta do impacto de CO2 vai desde a extração de matérias primas até o tratamento dos resíduos. A alimentação foi escolhida para teste por representar 30% do CO2 rejeitado no país, incluindo transporte e embalagem. Representa 65% das compras francesas. Na entrada dos supermercados há um stand com informações e um mini-guia: Eu economizo o meu Planeta.

A coisa complica em alguns casos quando não se sabe exatamente a forma de plantio, por exemplo. O tomate cultivado em estufa na fronteira da Bélgica com a França pode custar mais caro do que o tomate que vem de caminhão da Espanha.
Dá para saber entretanto que uma “quiche” feita em casa tem 30% menos de impacto do que uma embalada e que uma pêra que é produzida na América do Sul emite 3 vezes mais CO2 do que a pêra francesa, devido ao transporte.

Fonte: Le Monde (7/6/08)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Expulse o CO2!


No clima da campanha lançada pela ONU no dia Mundial do Meio-Ambiente, a a empresa irlandesa Origo revelou uma nova tecnologia para capturar e reciclar as emissões de CO2. A invenção produz combustível que pode ser usado para re-energizar o seu carro ou até mesmo a sua casa.
O sistema captura as emissões de CO2 do ecapamento do carro e as estoca para reciclá-las através de uma unidade doméstica. Segundo a empresa, a unidade usa algas no processo e pode gerar até 2.500 litros de biocombustível por ano. A tecnologia vai estar exposta Green-Car-Guide Live, o salão "verde" de automóveis 2008 da Inglaterra no próximo 12 de Junho.


Fonte:Gizmag.

Arquivo do blog