terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COP 17 - As frases de Durban


A reunião da COP17, décima sete Conferência das Partes das Nações Unidas em Durban terminou com um acordo para trabalhar para um tratado global. 193 países chegando a um acordo é um resultado positivo, mas adiar para 2015 o que tinha que ser resolvido é desanimador e pode ter sérias consequências.
Chris Huhne, sercretário de estado para energia e mudanças climáticas do Reino Unido:
"Pela primeira vez, temos um processo dentro da UNFCC,(Convenção Quadro das Mudanças Climáticas) onde hrevisões periódicas da evidência científica e estamos vendo onde estão os compromissos dos países".
“Até agora nós não tínhamos nem mesmo um compromisso a ser dirigido pela evidência científica. Se você falar com os Russos, eles lhe dirão que não há aquecimento global.”
Bill Hare, Diretor da Análise Climática, Climate Analytics um grupo consultivo sem fins lucrativos de ciência climática:
"Ainda não há novas promessas sobre a mesa e o processo mais ambicioso acordado em Durban de aumentar as reduções de emissões é incerto no seu resultado".
Kumi Naidoo, diretor executivo do Greenpeace Internacional:

"A notícia triste é que os bloqueadores do acordo liderados pelos EUA conseguiram inserir uma cláusula de saída que pode facilmente impedir que o próximo acordo climático seja juridicamente vinculativo".
Jayanthi Natarajan, Ministro do Meio Ambiente da India

Devo entregar por escrito o sustento e a sustentabilidade de 1.2 bilhões de indianos, sem ao menos saber o que contém o “road map” da União Européia? Por favor, não nos mantenha reféns.”
Alden Meyer, director of strategy and policy at the Union of Concerned Scientists.
“O nível coletivo mundial da ambição de redução das emissões deve aumentar substancialmente e logo.
"Discursos poderosos e decisões cuidadosamente formuladas não podem alterar as leis da física . A atmosfera responde a uma coisa, e apenas uma coisa -.emissões."

As decisões adotadas aqui estão muito aquém do que é necessário."

Christiana Figueres, secretária da ONU:
A Continuação de Kyoto é altamente significativa”.

Pablo Solón, ex-principal negociador para o Estado Plurinacional da Bolívia:

"A decisão real foi meramente adiada para a próxima COP." Kyoto permanece no CTI. Não há adoção formal para um segundo período de compromisso baseado na atual redação dos documentos”.

Oscar Reyes dos Amigos da Terra, Reino Unido, Friends of the Earth UK :

“Mantenham as metas, abandonem os mercados. Estamos preocupados de que quando o GCF (Green Climate Fund) tiver dinheiro, ele emprestará para o setor privado para operar em mercados de carbono”

Aliança Climática dos Ecossistemas, uma coalizão de ONGs de florestas.
Durban é um desastre”

Felix Finkbeiner , quatorze anos de Munique, Alemanha, que lançou a organização Plant for the Planet e já plantou quatro milhões de árvores nos últimos quatro anos.

"Olhando para conferências anteriores (COPs climáticas) seria mais eficaz se os membros da conferência viessem aqui fora e plantassem árvores para as duas semanas. Eles provavelmente fariam um impacto maior"


Plant for the Planet: Parem de Falar. Comecem a plantar!


BBC
Damian Carrington’s, Guardian
Stephen Leahy, IPS
JOHN M. BRODER, New York Times
BBC

Arquivo do blog