segunda-feira, 14 de abril de 2008

Os Novos Centristas do Meio-Ambiente

Revkin (NY Times) escreve sobre o aquecimento global e a influência do homem no clima há vinte anos. Desde então, tem visto um debate acirrado: de um lado oos que não aceitam o fato e do outro os que têm um discurso alarmista.

Recentemente notou uma nova corrente, com pessoas que assumem uma posição no centro, nem à direita, nem à esquerda. Trazem uma nova mensagem, como Newt Grigrich, autor do livro “Um Contrato com a Terra” (A Contract with Earth) e que pensa numa alternativa. É um dos que apóiam a idéia de que a tecnologia é o que mais importa, o aquecimento global é uma realidade e a dependência dos combustíveis fósseis implica em muitos riscos. Grigrich fala aos céticos de direita: “o meio-ambiente é muito importante para ser negligenciado, a questão é muito séria para se fugir dela.”

Ao mesmo tempo, Schellenberger tem uma mensagem para os de esquerda: “a diferença entre nós e os tradicionais ambientalistas é que não acreditamos que o problema vai ser resolvido por meio da regulamentação da poluição e também não acreditamos que deixar as pessoas num estado de pânico é produtivo em termos de mobilizar o público.”

A proposta destes ambientalistas é uma mensagem positiva: “vamos focar mais em tornar acessível o preço da energia limpa do que produzir energia suja.”

Muitos críticos desta posição dizem que são simplistas, mas se olharmos para Ásia, podemos perceber que o problema do meio-ambiente não pode ser resolvido com uma restrição ao desenvolvimento. A maior população do mundo está em pleno crescimento econômico e ainda não está disposta a abrir mão da possibilidade de ter mais conforto e objetos de consumo que melhoram o seu dia a dia.

Desta forma, os investimentos em infra-estrutura e tecnologia nesta região se tornam o desafio do momento. Não adianta pensar no local se o problema do meio-ambiente é global: a emissão de gases de efeito estufa em qualquer lugar do mundo prejudica todo o planeta.

Elizabeth A. Ramos (postagem rel. De Volta da Ásia)
Vídeo no original:
http://video.on.nytimes.com/index.jsp?fr_story=e9e69b28dbb10f15ccc2eab7e179fa8fc0f59b7e

Arquivo do blog