quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Bomba a Relógio do Metano


Com este título, o jornal Independent publicou uma matéria sobre o perigo representado pela liberação do gás metano, devido ao derretimento do gelo ártico.

De acordo com descobertas preliminares, depósitos de metano sob o mar estão subindo à superfície, à medida que a região se torna mais aquecida e acontece o degelo. Os cientistas acreditam que o metano foi responsável no passado pelo aumento rápido das
Foto: Alamy temperaturas e por mudanças drásticas no clima e até mesmo a
extinção maciça de espécies.

O metano é 20 vezes mais poderoso do que o gás dióxido de carbono e a quantidade de metano armazenada sob o gelo é maior do que toda a quantidade das reservas de carvão. O Dr. Gustafsson que participa da expedição descreveu que num dos locais a quantidade de gás liberado era tal que não tinha tempo de se dissolver na água do mar . O gás subia à superfície do mar em forma de bolhas, como chaminés de metano.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A Terra no Vermelho

Um artigo de Antonio Cianciullo no jornal la Reppublica alerta que a partir do dia 23 de setembro, a Terra entrou no vermelho. Isto quer dizer que estaremos consumindo mais recursos naturais do que a natureza é capaz de repor. O 23 de setembro é o Earth Overshoot Day ou Dia da Bancarrota Ecológica.

O 23 de setembro não é uma data fixa e tem se alterado à medida em que vamos consumindo mais recursos naturais do que podemos repor

Em 1961, metade da Terra era suficiente para satisfazer as nossas necessidades. O primeiro ano em que a humanidade utilizou mais recursos naturais do que a capacidade do planeta de repô-los foi 1986 e a data no vermelho caiu no dia 31 de dezembro.

Em 1995, a data já foi antecipada para o 21 de novembro , por causa do excesso de consumo . Em 2005 o Earth Overshoot Day caiu em 2 de outubro e este ano já estamos no 23 de setembro: consumimos quae 40% do que a natureza pode oferecer sem se exaurir.

Segundo as projeções da ONU, na metade do XXI século precisaremos de mais um planeta para satisfazer às nossas necessidades.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Queda Catastrófica no Número de Pássaros


A BirdLife International publicou hoje (22/9) o relatório " O Estado dos Pássaros no Mundo”. Segundo o relatório, houve uma queda catastrófica no número de pássaros, incluindo as espécies mais comuns: pombos na Europa, abutres na Índia, canarinhos na Argentina, águias na África e albatrozes nos mares do Sul.
Pelo relatório fica evidente como as mudanças globais no meio-ambiente estão afetando a vida na Terra. Estas mudanças têm como principais ameaças o aumento da agricultura e da pesca em escala industrial. Outros problemas sérios são as espécies invasivas, a exploração de madeira e a substituição das florestas por monoculturas.
Segundo Dr. Rands, diretor da BirdLife “os pássaros são como um barômetro ambiental de fácil leitura que nos permite ver com clareza as pressões que o nosso estilo de vida está causando na biodiversidade do mundo”.
Fonte: Independent.

Arquivo do blog