terça-feira, 9 de abril de 2019

O que causa as chuvas intensas e enchentes?


O aquecimento global causado pelos gases produzidos pelos combustíveis fósseis (carvão, petróleo) e pelo gás metano está alterando os padrões de chuva. A irradiação solar também contribui para estas alterações e outros fenômenos como erupção vulcânica. A intensidade das chuvas tem aumentado em várias regiões do globo.
O planeta precisa liberar a concentração de calor na sua atmosfera através da chuva que em muitos casos provoca deslizamentos, inundações.

A renomada revista Nature explica que estas chuvas extremas carregam mais umidade do que antes. A cada 1O de elevação, o ar segura mais 7% de água na atmosfera. Segundo a ONU (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), as chuvas intensas aumentaram em muitas partes do mundo devido à mudança climática provocada pelo ser humano.
Grandes tempestades com muita quantidade de chuva são determinadas pela quantidade de vapor na atmosfera, mas este evento pode ficar mais complicado. A tempestade é  essencialmente uma torre de ventos que se movem para cima e que se alimentam sugando o ar quente das proximidades. Quando o ar sobe alto o suficiente, esfria e se condensa na chuva.

As tempestades podem gerar seu próprio clima, como a criação de poças de ar frio perto do solo que provocam mais correntes de ar verticais. A mudança climática pode amplificar esses efeitos, fazendo com que as correntes ascendentes fiquem cada vez mais fortes, o que puxa mais ar quente das regiões vizinhas e provoca mais chuva.

Para diminuir as alterações do clima a humanidade tem mudar a sua maneira de viver. O Acordo de Paris estabeleceu várias metas para limitar o aquecimento global e evitar uma catástrofe global.

Arquivo do blog