domingo, 22 de março de 2009

Vendedor do Sol

Era uma vez um rapaz chamado Jigar Shan, que leu um livro sobre energia solar aos 16 anos e não tirou mais esta idéia da cabeça. Perguntava aos professores que tipo de curso universitário deveria fazer para realizar sua idéia. Os professores não tinham uma definição e acabou sendo aconselhado a fazer engenharia mecânica. Não era a sua praia, mas concluiu o curso. O primeiro estágio foi na Astropower que fabricava painéis fotovoltaicos. Foi lá que percebeu que as pessoas queriam a energia solar, mas não tinham dinheiro para sua instalação.
Depois de tentar convencer empresários a investir na energia solar, Shah fundou a SunEdison em 2003 com um empréstimo, dando a sua casa como garantia. Não demorou muito a conseguir firmar acordos de poder de compra , os PPA (Power Purchase Agreement) com empresas como Ikea e Whole Foods. Depois correu atrás do principal: dinheiro dos Bancos para financiar as instalações.
Hoje a SunEdison opera 200 instalações comerciais nos EUA, com uma capacidade total de 60 megawatts, equivalente ao fornecimento de energia para 48.000 casas. Nas instalações, predomina o silêncio. Pode-se até admirar animais que pastam na proximidade, alheios ao eventual ruído dos equipamentos que não chega a incomodar.

O consumidor paga apenas pela energia do Sol. A empresa instala os painéis solares e se compromete a fornecer a energia solar por um preço fixo durante 10 anos, neutralizando a incerteza do preço no futuro. Energia limpa e renovável sem ter que pagar pelos custos de equipamento. Bom negócio para o consumidor e ótimo investimento para o planeta!

As vantagens
•Energia limpa sem gases de efeito estufa
•Fonte inesgotável de energia, o sol vai continuar brilhando pelos próximos 5 bilhões de anos.
•Energia grátis e com baixos custos de manutenção (uma usina de carvão passa 20% de sua vida útil em manutenção e as instalações solares apenas 1%)

Fonte: On Earth Magazine.

Arquivo do blog