domingo, 11 de agosto de 2024

Carros elétricos emitem mais CO2 na fase de produção

 

Os números confirmam que carros elétricos poluem mais na sua fase de produção do que os veículos convencionais. 

Alguns modelos emitem mais dióxido de carbono CO2 do que um carro a gasolina. 

A empresa Ricardo de especialistas ambientais emitiu um novo relatório que contabiliza as emissões de carbono durante toda a vida útil do veículo. 

Em geral , os veículos elétricos ainda emitem menos carbono do que carros normais. 

Por exemplo, um carro familiar médio típico criará cerca de 24 toneladas de CO2 durante seu ciclo de vida, enquanto um veículo elétrico (EV) produzirá cerca de 18 toneladas ao longo de sua vida útil. A bateria do carro elétrico representa 46% das suas emissões de carbono. Para o carro convencional, apenas 26% de emissões durante a sua produção. 

Uma transição rápida de carros que usam combustível fóssil para elétricos pode ter uma consequência prejudicial. As emissões de carbono aumentarão no curto prazo. O veículo elétrico leva anos até fazer a compensação da emissão de gases de efeito estufa desde o início do seu uso. 

Um carro elétrico leva 8 anos para compensar as emissões de carbono da produção. Os carros maiores tipo SUV são os mais poluentes porque carregam um equipamento de bateria mais pesado.  

A solução é investir em tecnologia que diminua as emissões de carbono na fase da produção. É o caso da Toyota que anunciou usar energia solar na unidade de produção do modelo Auris e energia eólica na fábrica do Nissan Leaf. O problema é que isso leva tempo e as consequências do aquecimento global estão se intensificando. 

O compartilhamento no uso dos carros elétricos seria muito benéfico para o ambiente porque reduziria a quantidade de carros novos , com menos veículos em circulação. O objetivo não é vender mais carros elétricos, mas  reduzir as emissões de carbono e minimizar as mudanças climáticas. 

Fonte: INS, InternetWork for Sustainability 


Arquivo do blog