segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Um Chiclete Que Não Polui

Chicle é o nome da seiva ou látex extraído da árvore Sapota zapottilla, originária da América Central e América do Sul e conhecida no Brasil como sapoti. Originariamente, a goma de mascar era produzida com esta seiva natural, mas a sua substituição por polímeros à base de petróleo tornou-a nociva ao meio-ambiente. Um chiclete demora cerca de 5 anos ou mais para ser absorvido pela natureza!

A solução para o problema surgiu com o Chicza, o chiclete orgânico da floresta tropical. Natural, gostoso e biodegradável, o chiclete Chicza está ajudando o meio-ambiente. Ao contrário dos outros chicletes, este só usa ingredientes naturais no seu processo. Com gosto de frutas, ervas e temperos e consistência original da goma de mascar, o chiclete é biodegradável.

A colheita do chicle é feita nas florestas tropicais da península do Yucatán que formam uma das maiores florestas tropicais do mundo, cobrindo 1.3 milhões de hectares, a Gran Péten. A floresta ficou de pé graças à presença das comunidades que dela extraíam o seu sustento, os chicleros ou aqueles que viviam do chicle.

Para preservar o seu meio-ambiente e garantir que a sua atividade continuasse sustentável, a cooperativa dos chicleros decidiu ter o controle da sua própria produção. Em vez de vender a matéria-prima, eles teriam o seu produto, um chiclete “verde”, o primeiro do gênero!

O chicle não gruda e se desintegra em seis semanas. O chicle é exportado para várias partes do mundo e o chiclete Chicza já está à venda na Grã-Bretanha, desde abril de 2009.

Fonte: Chicza Organic Rainforest Gum.

Arquivo do blog