sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Volta do Salmão


Parece título de coluna de moda falando da cor da nova temporada, mas a notícia aqui é sobre o delicioso peixe. O fato é que o salmão está de volta a um dos endereços mais chiques do mundo, o rio Sena. Depois de uma ausência de quase um século, centenas de peixes já passaram pela Torre Eiffel e Notre Dame, apenas este ano.

O que é mais notável é que este retorno do salmão e de outras espécies afastadas pela poluição aconteceu de forma espontânea, sem nenhum esforço para reintroduzi-los. O salmão salar ou salmão atlântico é uma das espécies na lista de extinção.

Historicamente, o Sena era a casa de uma população de salmões que retornam do mar entre dezembro e junho para o seu lugar de origem para reproduzir. A construção de barragens e especialmente os dejetos químicos dos produtos industriais e da agricultura e esgoto levaram à sua extinção.

Agora, imaginem a surpresa de um pescador ao fisgar um salmão de seis quilos no mês passado.

Além do salmão, mais 32 espécies nadam nas águas do Sena, segundo a autoridade parisiense de purificação da água. A razão é simples:a água mais limpa.
Nos anos noventa, até 300 ou 500 toneladas de peixe morriam todo o ano por causa da poluição. O esforço dos últimos quinze anos junto com uma nova instalação de purificação da água removeram a maioria dos poluentes do rio.

Uma análisde de DNA das espécies mostrou que o peixe está vindo de diferentes rios da França e outros lugares.

Podemos comemorar a volta do salmão!

Fonte: Reuters.Foto: AFP.

Arquivo do blog