quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Raiva Justificada

O cientista da NASA Professor James Hansen saiu dos EUA para defender os 114 ativistas das mudanças climáticas que planejaram invadir uma usina de carvão em Nottingham, Reino Unido. Segundo o professor, é possível entender a raiva por causa das “mentiras” ditas pelos governos sobre as mudanças climáticas.

O cientista saiu dos EUA para ser uma testemunha no julgamento de vinte dos ativistas acusados de invaidr a propriedade privada. Eles foram presos na ocasião em que tentavam realizar o fechamento da usina E ON por uma semana. Os ativistas reivindicam que se tivessem conseguido realizar o seu plano, teriam evitado a emissão de 150.000 toneladas de CO2.

Hansen declarou durante o julgamento: “O fato de continuarmos a queimar mais carvão e construir mais usinas de carvão mostra que os governos não estão dizendo a verdade. Se eles dizem que entendem o problea das mudanças climáticas, mas continuam a queimar o carvão, é fácil para mim entender a revolta destes jovens, porque eles sabem que os governos estão mentindo ou não se levando a sério”.

Quando questionado, sobre uma ação mais pacífica para reduzir o nível de CO2 , como apagar as luzes, Hansen foi direto: “Infelizmente isto traria pouco benefício...queirmar um pouco mais devagar, ser um pouco mais conservador no nosso uso. Nós vamos ter que deixar os combustíveis fósseis embaixo da terra. O maior deles a ser deixado é o carvão.”

Este ano tivemos situações dramáticas envolvendo a exploração de combustíveis fósseis: o derramamento de óleo no Golfo do México, os mineiros presos na mina de carvão no Chile e as mortes dos mineiros na Nova Zelândia.

Fonte: The Guardian, 29/11.

Arquivo do blog