terça-feira, 29 de outubro de 2013

Uma Escolha Decente

A pequena cidade montanhosa de Pungesti no leste da Romenia pode estar assentada sobre vastas reservas de gás de xisto e a companhia energia americana Chevron quer encontrá-lo.
Mas o povo de Pungesti não quer nada disso. 

A maioria da população vive da agricultura de subsistência, da assistência social e do dinheiro de parentes que trabalham no exterior. Eles dizem que preferem ficar pobres do que  arruinar o seu ambiente.

Moradores montaram um acampamento do lado de fora do lote vazio onde a Chevron pretende instalar seu primeiro poço exploratório, bloqueando o acesso e forçando a empresa a anunciar na semana passada que estava suspendendo o trabalho.

" As nossas cozinhas estão cheias de doces caseiros e compotas, sacos de nozes , caixas de mel e queijo, tudo produzidos por nós", disse Doina Dediu , 47 anos, moradora  local e uma dos manifestantes.

" Nós nem somos tão pobres ", disse ela . "Talvez nós não tenhamos dinheiro , mas temos água limpa e estamos saudáveis ​​e nós só queremos ser deixados em paz . "

A decisão de parar a exploração em Pungesti - que deveria ter sido a primeira exploração de gás de xisto da Romenia  - é importante por causa da mensagem enviada sobre como o gás de xisto é visto na Europa Oriental.

Grandes áreas mais ricas da Europa Ocidental têm evitado exploração de gás de xisto por causa dos temores sobre uma possível poluição da água e atividade sísmica do fraturamento hidráulico ou processo de " fracking ", usado para liberá-lo.

A indústria diz que os riscos podem ser evitados. A Grã-Bretanha apóia  a exploração de gás de xisto, a França proíbe totalmente e a Alemanha está revendo sua posição em xisto.

Enquanto a Chevron usa todos os seus argumentos  para convencer a população de que a exploração de gás será feita com métodos seguros, a internet faz o seu papel. Várias pessoas disseram que tinha ido no YouTube para assistir a trechos do documentário  americano de 2010 "Gasland ", que pretendia mostrar os danos ambientais causados ​​pela produção de gás de xisto.

A indústria de energia contesta alegações feitas no filme mas outras fontes, incluindo ativistas e clérigos locais têm influenciado a opinião em Pungesti . As pessoas dizem que os equipamentos pesados ​​vai arruinar suas estradas . Eles temem o fracking por  causar terremotos e poluir a água , arriscando a sua saúde, o seu gado e as suas hortas .
" Se eles colocarem poços eles vão destruir a agricultura ", disse Andrei Popescu , 22.

O primeiro- ministro Ponta falou de benefícios potenciais de xisto , especialmente para uma área pobre como o município Vaslu que inclui Pungesti . Ele recebe pesados ​​subsídios do Estado.

Cerca de 800 moradores, vizinhos , ativistas e o clero se reuniram para um protesto próximo à concessão da Chevron em Pungesti na semana passada. Num dia gelado de sol, eles carregavam faixas que diziam Parar Chevron , Resistir e Deus está conosco.

Vestida com seu hábito preto, Pai Vasile Laiu , sacerdote ortodoxo da cidade vizinha de Barlad e um dos adversários locais mais francos de fracking , pediu às pessoas que se ajoelhassem e  em seguida, levou-os em oração.Cerca de 50 aldeões  se revezaram na vigília de  vinte e quatro horas e disseram  que estavam se preparando para uma longa caminhada.

"Podemos viver sem água ? " um deles perguntou à multidão em um microfone . "Não", os manifestantes responderam .
"Podemos viver sem Chevron ? "
"Sim".


Uma escolha decente que merece respeito.

Fonte: Reuters

Arquivo do blog