terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Mudando de Idéia sobre a Energia Nuclear


A energia nuclear tem sido combatida como solução para a crise ambiental planetária, mas agora seus oponentes começam a mudar de idéia. Entre eles, o ex diretor do Greenpeace. O motivo é a necessidade urgente de se diminuir as emissões tóxicas em 80% até 2050.

Pessoalmente tenho defendido o uso da energia nuclear, por acreditar que os riscos são pequenos em proporção aos benefícios trazidos ao meio-ambiente. A França é um dos países que compartilham este pensamento e já está na terceira geração de reatores nucleares. Agora é a vez do governo inglês recuperar o tempo perdido com a longa e auto-imposta moratória para construção de usinas nucleares, em grande parte devido ao intenso lobby dos ambientalistas entre 1970 e 1980. O governo está pedindo o apoio público para escolher os locais onde poderão ser erguidas as usinas nucleares até 2025.

Os quatro ambientalistas que lideram o lobby em favor da energia nuclear são:
Stephen Tindale, ex-diretor do Greenpeace
Lord Chris Smith de Finsbury, presidente da Agência Ambiental britânica
Mark Lynas, autor do livro do ano da Real Academia de Ciência
Chris Goodall, ativista do Partido Verde e futuro candidato ao Parlamento

A moral por trás desta mudança de idéia está numa declaração de Tindale de que "a energia nuclear não é ideal, mas é melhor do que o aquecimento global".

Fonte: Independent (23/02)

Arquivo do blog