domingo, 16 de março de 2008

“Poluição praticamente zero”

Esta meta idealista começa a se tornar realidade com o programa modelo desenvolvido na cidade de White Plains, EUA, que começou a usar os combustíveis alternativos, bem antes de estarem na moda.
O programa quer colocar carros movidos a hidrogênio, ou combustível celular nas mãos dos consumidores. Estes veículos não emitem gases e reduzem a necessidade de combustível fóssil, o vilão do meio-ambiente.
O combustível celular se assemelha a uma bateria, mas a diferença é que precisa de um combustível para produzir eletricidade. O combustível usado é justamente o hidrogênio que produz uma reação química entre o ar e o hidrogênio e gera eletricidade, água pura e algum calor.

O problema é o custo dos veículos que podem chegar até US$ 90.000, fora do alcance dos consumidores. Mas este fato não chega a ser um empecilho se lembrarmos que os primeiros PCs também estavam fora do alcance do consumidor e eram privilégio das grandes empresas e instituições públicas.

Em parceria com a General Motors e uma divisão da Shell, o programa já dispõe de um posto de abastecimento de combustível de hidrogênio na cidade para o uso público, da GM e de representantes oficiais.

Existe também a preocupação de um feed-back dos consumidores e dentro do Projeto Estradas, da GM, serão emprestados 100 carros movidos a combustível celular para consumidores em N.York, Los Angeles e Washington, dentro dos próximos 3 anos.
“O grnde benefício de se usar o hidrogênio como combustível é que a poluição é praticamente zero”, disse Mr. Nicoletti, que supervisiona 400 veículos em White Plains. “Vapor d’água é o que sai do cano de descarga”.
A produção em massa de veículos com combustível celular a preços acessíveis ainda vai demorar pelo menos cinco anos, segundo diretor da GM. O importante é que é o produto já está nas mãos do consumidor e o projeto vai continuar, segundo Mr. Nicoletti.

Elizabeth A.Ramos
Fonte: NY Times,16/03

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