terça-feira, 9 de março de 2010

Visão 2050


O ano começou conturbado, com uma sucessão de eventos climáticos causadores de desastres: enchentes no Brasil e Argentina , terremotos no Havaí e Chile, nevascas nos Estados Unidos. Em meio a tantas ameaças, sentimos a insegurança do futuro, mas não podemos deixar de acreditar que ele existe, nem que seja como uma visão.

A Visão

O Conselho Mundial dos Negócios para o Desenvolvimento Sustentável - World Business Council for Sustainable Development lançou recentemente um relatório que nos anima a pensar no futuro: Projeto Visão 2050.

O projeto imaginado por 29 companhias membros do WBC pensa o futuro sustentável como resultado das mudanças fundamentais na estrutura de governança, no modo de fazer negócios e no comportamento humano. Mudanças que são também oportunidades de negócios para empresas que colocam a sustentabilidade na sua estratégia.

“A Visão 2050 aponta os desafios, o caminho e as opções que os negócios podem usar para criar uma estratégia oportunista, tanto regional como globalmente que levará a um mundo sustentável”.


O Futuro

Nunca o futuro dependeu tanto do presente. Do que os governos e os cidadãos estão fazendo hoje e das suas escolhas.

A Visão 2050 é o melhor resultado para para a humanidade e o planeta nos próximos 40 anos: nove bilhões de pessoas vivendo bem, com quantidade suficiente de comida, água limpa, saneamento, proteção, mobilidade, educação e saúde.

Para conquistar este resultado, os governos, as empresas e a sociedade tem que se esforçar fazendo o seu melhor e viver dentro dos limites do planeta. Temos que nos sustentar com os recursos naturais disponíveis sem causar dano à biodiversidade, ao clima e aos outros ecossistemas.

O Esforço

Com muito dever de casa pela frente, já sabemos os temas da lição a ser aprendida:
.fazer mais com menos
.criar valor
.prosperar e avançar na condição humana

A mudança radical começa agora. Parceria é uma palavra chave: entre as empresas de negócios e das empresas com os grupos acadêmicos e as organizações não-governamentais.

Não dá mais para fazer business as usual, os negócios como estamos acostumados a fazer. O negócio agora é preservar os recursos naturais para poder continuar a fazer negócios.

O Projeto Visão 2050 assinala cinco maiores transformações:

1.Entrar na Visão e aceitar as restrições e oportunidades para que 9 bilhões de pessoas possam viver bem.
2.Redefinir o sucesso e o progresso nacional no nível individual e corporativo.
3.Aumentar a bioprodutividade para tirar mais do planeta.
4.Desenvolver soluções para diminuir o impacto ambiental nos países com alto desenvolvimento humano.
5.Melhorar níveis do desenvolvimento humano em países de baixo desenvolvimento humano ,sem aumentar o impacto ambiental.

As Oportunidades

As transformações que temos pela frente representam também enormes oportunidades para vários segmentos de negócios impulsionados pela estratégia do crescimento, da urbanização, da escassez e das mudanças ambientais.

A Avaliação do Milênio dos Ecossistemas descobriu que 15 dos 24 ecossistemas avaliados foram degradados na última metade do século. A culpa é do modelo energético baseado nos combustíveis fósseis. O uso celerado dos recursos naturais está afetando os serviços essenciais de ecossistemas e ameaça os suprimentos de comida, de água limpa, de fibra e da pesca. Fome e seca são as consequências mias desastrosas.

Os recursos naturais, a saúde e a educação consumirão cerca de US$ 05-1.5 trilhões em 2020 anuais, aumentando para US$ 3-10 trilhões em 2050 aos preços de hoje ou cerca de 1.5-4.5% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial em 2050.

Estas mudanças trarão oportunidades para finanças, tecnologia da informação e comunicação e parcerias.

As empresas têm que assumir a liderança desta transformação e fazer o que sabem fazer melhor: criar as soluções custo-eficientes para o que as pessoas necessitam e desejam.

O Desafio é Ser Inteligente

Sistemas mais inteligentes, pessoas mais inteligentes, designs mais inteligentes e negócios mais inteligentes prevalecerão. Todos os tipos de talentos serão necessários nos próximos 40 anos.

As mudanças climáticas e a restrição dos recursos deverão ser vistas como problemas econômicos e não mais como problemsa ambientais, relacionados com a divisão das oportunidades e os custos. As oportunidades estão nos negócios que mantém cidades de baixo-carbono, com lixo zero até infraestrutura para melhorar e administrar biocapacidade, ecossistemas e estilos de vida de consumo sustentável.

Uma Realidade Econômica Diferente

Na Visão 2050, Crescimento Econômico = Desenvolvimento Sustentável + Bem Estar Social.
A sociedade redefiniu o conceito prosperidade e o estilo de vida bem sucedido. O progresso depende de pensar no longo prazo e garantir os recursos naturais para o futuro. Ser feliz é contribuir para o desenvolvimento sustentável.

No cenário global 2050, quase todas as economias estão desenvolvidas e os países da Ásia e da América têm um papel significativo no comércio internacional, nas finanças, na inovação e na governança, junto com algumas nações que fizeram sucesso nos últimos 100 anos. Múltiplas perspectivas estão integradas: capital, idéias, práticas aperfeiçoadas e soluções estão disseminadas em todas direções.

O papel das nações e governos evoluiu para abrir mão da soberania quando necessário para administrar desafios globais como o clima, a escassez de água e da pesca, conflitos e doenças. Muito da governança acontece nos níveis local e regional, na comunidade. O mundo é complexo, mas eficientemente conectado.

Não existe um caminho simples ou mais fácil, mas um conjunto de sistemas complexos que serão a base da sobrevivência e do desenvolvimento humano no século 21.

Os mercados operam dentro de limites e de molduras que promovem a transparência, a inclusão, a internalização das externaliddes e tudo o que é sustentável. Os produtos sustentáveis são os melhores. Produtos usados e materiais poderm ser reinventados para funcionar de novo para múltiplos e distintos propósitos ou reduzidos à matéria prima para produção de outros produtos.

As companhias líderes são as que colaboram para que a a sociedade possa administrar seus maiores desafios. Ultrapassaram uma transormação radical nos seus valores corporativos e reestruturação do mercado.

Dá para fazer

As companhias que participam da Visão 2050 acreditam que já temos o conhecimento, a ciência, as tecnologias, as habilidades e os recursos finaneciras para atingir a sustentabilidade. Precisamos apenas fazer rápido e em larga escala.

Qual o nosso problema? A inércia oriunda da governanca e das politicas inadequadas para lidar com o crescimento. O resultado é a degradação do meio-ambiente e das sociedades.

Não existe o comprometimento necessário para fazer progresso significativo. Só se pensa no curto prazo e no auto-interesse. Países, comunidades e indivíduos continuam a fazer escolhas que põem em risco o seu futuro e não mudam a realidade.

A janela para agir pode estar se fechando e muito terá que se feito na próxima década. Os negócios são um fator chave nas mudanças, mas não são suficientes. O governo e a sociedade têm que se comprometerem também. Quanto mais demorarmos para agir, mais difícil será alcançar.


Conclusão

Este relatório representa o primeiro passo numa jornada de 40 anos. É uma chamada para prosseguir o diálogo e é uma chamada para agir. Colaboração, convicção e coragem serão requisitos para visualizar e implementar as mudanças radicais necessárias bem sucedidas para a prosperidade, considerando as condições atuais.

O cliché Crise = Oportunidade se aplica ao desafio da sustentabilidade. Problemas ambientais, o crescimento da população, a escassez de recursos e a economia trazem oportunidades junto com os desafios.

Temos que agir com coragem para quebrar o modelo de crescimento por degradação. As companhias vão mudar sua maneira de fazer negócios.

Fonte: Vision 2050, WBC Council.

Arquivo do blog