terça-feira, 29 de novembro de 2011

O problema tem solução

É o que diz o recente relatório do PNUMA, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Uma ação rápida poderia reduzir em curto prazo as mudanças climáticas com a elevação da temperatura em 0,5º C e as mortes por poluição do ar em mais de 2 milhões por ano, além de impulsionar a segurança alimentar.

Como? Por meio de um pacote de 16 medidas anunciadas pelo relatório. Se implementadas integralmente, as medidas economizariam 2.5 milhões de vidas, evitariam perdas de colheitas da ordem de 32 milhões de toneladas, além da mitigação das mudanças climáticas, mantendo a temperatura abaixo da meta do aumento de 2º C até 2040.

O relatório foi encomendado por países desenvolvidos e em desenvolvimento e se apóia em dez anos de pesquisas científicas, realizadas pelo projeto Nuvem Atmosférica Marron, Atmospheric Brown Cloud e nas avaliações do PNUMA e da Organização Meteorológica Mundial. O relatório enfatiza que os governos devem agir decididamente em relação ao principal gás de efeito estufa, o dióxido de carbono.

O carvão negro, junto com outros componentes da matéria particulada, resultantes da queima ineficiente de uma série de fontes, incluindo os fogões de cozinha e os motores a diesel é a maior causa de mortes prematuras, conseqüência da poluição dentro e fora de casa.

O carvão negro também contribui para o aquecimento da atmosfera e quando depositado nas calotas polares e geleiras, acelera o processo de degelo porque menos quantidade de luz solar é refletida de volta para o espaço.

O relatório financiado pelo governo sueco estima que a redução de metade das emissões do carbono negro e do gás metano pode ser alcançada por meio de medidas que resultam em economia de custos ao longo do período de investimento.

Algumas das medidas e benefícios:

  • Recuperação do gás natural durante a produção de petróleo – o metano usado como fonte limpa de combustível.
  • Substituição de fogões ineficientes e de fornos para fabricação de tijolos por outros mais eficientes.
  • Melhoria do tratamento das águas residuais que ajuda a cortar as emissões de metano, enquanto melhora o saneamento e qualidade da água.
  • Recuperação do metano das minas de carvão que tem valor econômico como fonte de energia de queima limpa.

Uma ação imediata poderia diminuir a taxa de aquecimento no Ártico e reduzir a projeção do aquecimento em 2040 em 0.7º C, com importantes implicações para a vida e o sustento das populações do Ártico, para a biodiversidade e para o aumento do nível do mar.

Achim Steiner, secretário das Nações Unidas e Diretor do PNUMA disse: “ este relatório provê a análise e oferece os caminhos e as políticas que podem permtir as nações, agindo nacionalmente, regionalmente e globalmente,alcançar alguns ganhos notáveis em termos de transição para uma Economia Verde, de baixa emissão e com o uso eficiente de recursos no curto prazo."

Arquivo do blog