sábado, 6 de novembro de 2010

Livros impressos ou livros eletrônicos?


Desde que comecei a ler livros e jornais eletrônicos, tenho certeza de que o futuro é a leitura eletrônica.

Tendo publicado um livro recentemente, posso afirmar que os erros tipográficos são muito comuns e, com a edição digital é muito mais fácil corrigir as falhas. Imagine reimprimir uma edição de 50.000 livros! Em compensação, qualquer e-book pode ser facilmente atualizado online.

Do ponto de vista ecológico, temos que considerar que os gastos com energia, água e papel com a impressão de livros são significativos. Mas será que o livro eletrônico é realmente mais “verde” do que o livro tradicional?

Segundo estudo da Cleantech Group, empresa líder em pequisa de mercado de energia limpa, a resposta é sim. Nos Estados Unidos, as indústrias de livro e jornais contribuíram com o corte de 125 milhões de árvores, sem falar no uso da água.

A Cleantech Group calculou que o kindle da Amazon tem o seu impacto ambiental com fabricação, destinação de resíduos e uso de energia, totalmente compensado após um ano de uso. Segundo o estudo, qualquer ano a mais de uso, resulta numa economia equivalente a 168 quilos de CO2 por ano, que é a quantidade de emissões produzidas na fabricação e distribuição de 22.5 livros. E quantos livros cabe num kindle? Dezenas, centenas...

Se considerarmos o aumento projetado das vendas dos kindles até 2012, o leitor eletrônico pode evitar 5.3 bilhões quilos de dióxido de carbono em 2012.O sucesso do I-pad, concorrente do kindle, só vem otimizar estas projeções, inclusive porque se trata de um equipamento multifuncional, o que pode signficar economia na aquisição de equipamentos ou no uso da energia.

Vale lembrar que do ponto de vista econômico, podemos emprestar livros, mas temos que comprar o e-book porque não dá para emprestar o kindle ou equivalente, o que é uma vantagem para o Editor da inernet. Além disso, vários e-books estão disponíveis gratuitamente, como no Projeto Gutemberg
que dispõe mais de 30.000 títulos gratuitamente.

Arquivo do blog