terça-feira, 16 de novembro de 2010

Inovação em Captura de Carbono

Global Thermostat se define como uma solução negativa em carbono . O projeto oferece soluções de baixo custo para a captura de CO2 e promove o uso sustentável e harmonioso dos recursos naturais. O processo utiliza o calor residual numa série de atividades para capturar o carbono no ar: refinarias, plantas de geração de energia, fundições de cimento etc. O processo se destaca dos outros porque retira o carbono diretamente da atmosfera e não a partir dos gases de combustão. Tem custos mais baixos e maior flexibilidade de locação.

Global Thermostat captura o carbono enquanto gera eltricidade. Quanto mais energia é produzida, mais carbono é retirado da atmosfera. É uma tecnologia carbono negativa que reduz mais carbonodo que é gerado ao produzir eletricidade. Diferentemente de outros processos, o GT pode ser introduzido numa instalação já existente e elimina a necessidade de redesenhar o processo, o que significaria custos adicionais e mais emissões de carbono.

O processo permite também usinas de energia renovável como de energia solar possam se tornar carbono negativo. Uma planta piloto foi inaugurada no Vale do Silício, Califórnia. O projeto foi pensado por Gabriela Chilchilnisky, co-fundadora da Global Termostat e arquiteta do mercado de carbono para o Protocolo de Quioto. Segundo ela, sua inovação reverte o paradigma atual , no qual quanto mais energia é criada, mais emissões são geradas. Com a sua planta piloto, ela insiste que quanto mais energia é produzida, mais emissões de carbono são reduzidas.

Global Thermostat traz uma nova perspectiva para solução do aquecimento viável que Gabriela Chilchilnisky está determinda a provar que é economicamente viável . Ela diz que “o primeiro princípio para se produzir mudança, é tornar esta mudança lucrativa”.
Vamos esperar e conferir.

Fonte: Global Thermostat, The Guardian (14/11)
Imagem Global Thermostat

Arquivo do blog