terça-feira, 12 de agosto de 2008

Brilhando Depois do Escuro

(Glowing after Dark- The Economist, 7/08)

Segundo artigo publicado na revista the Economist, as plantas podem ser um exemplo de como armazenar a energia solar. Elas absorvem a luz do sol, produzem energia, consomem dióxido de carbono e exalam oxigênio - modelo perfeito de geração de energia. Concorrer com a Mãe Natureza é difícil e embora a pesquisa de energia solar tenha caminhado muito, o por do sol ainda é um problema. Armazenar eletricidade solar nas baterias pode ser caro e ineficiente, mas pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) encontraram um coquetel químico que pode dar conta do recado.

A proposta dos pesquisadores é separar o hidrogênio e oxigênio da água durante o dia, quando a eletricidade das células solares não é necessária. Durante a noite, o hidrogênio poderia ser queimado ou conduzido por uma célula combustível para gerar energia.

O processo relatado pela revista Science é semelhante ao modo como as plantas operam. Quando não usam a energia imediatamente, transformam-na em açúcar que é armazenado. Quando a energia é necessária, o açúcar é usado – independente do sol estar brilhando ou não. Segundo os pesquisadores, dentro de dez anos o processo pode contribuir para geração de energia nos edifícios.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PIZZA VERDE em San Diego



A nova Pizza Fusion de San Diego não igual às outras pizzarias. A Pizza Fusion tem uma receita para salvar o mundo que inclui:

Vendedores conscientes

  • Compromisso com a educação ambiental no sentido de despertar a consciência para enfoques sustentáveis de modo de vida e negócios.

  • Educação do público em geral sobre a importância do modo de vida sustentável por meio de um serviço comunitário ecológico

  • Lobby para ação política para incentivar um futuro mais sustentável

  • Apoio à agricultura orgânica

  • Avaliação contínua do impacto ambiental da loja na busca incessante de diminuir a pegada ecológica!

Para colocar a teoria na prática, Pizza Fusion distribui as pizzas em carros híbridos, fazem reciclagem e usam apenas talheres biodegradáveis. Eles equilibram o uso de energia com certificados de energia eólica e constroem todas as lojas de acordo com padrões sustentáveis.

domingo, 10 de agosto de 2008

O Meio-Ambiente das Olimpíadas

Quem assistiu a abertura das olimpíadas de Pequim, teve a certeza de que a China quis provar a sua grandiosidade ao fazer o evento mais impressionante de todos os tempos e ao mesmo tempo passar uma mensagem de renovação e integração para todas as nações do mundo.
Os jovens e as crianças que fizeram a festa transmitiram a mensagem de renovação e o mundo foi visto como de fato é: um só planeta.
Chang W. Lee/The N.Y Times

Tudo seria perfeito se esta beleza estivesse em harmonia com a natureza, mas não foi o que se viu. Durante toda a semana a preocupação foi com a qualidade do ar. Apesar dos representantes oficiais afirmarem que tinham conseguido melhorar a qualidade atmosférica e cumprir com os padrões exigidos na época em a China foi escolhida para sede dos jogos, o ar estava quente e pesado no dia da cerimônia.
Deixando de lado os atuais padrões que incluem medidas de partículas mínimas de poeira causadoras da maior parte da poluição, a China tem muito ainda que melhorar. Fechar as fábricas que queimam carvão temporariamente e diminuir o número de carros é muito pouco para quem pensa num futuro para todas as crianças do planeta. Elas precisam de muito mais proteção do que os guarda-chuvas que lembraram que estão em toda parte.

Ditadura do Verde

Uma cidade de conto de fadas está no meio de uma luta utópica pela energia renovável. A decisão do Conselho local de exigir panéis de aquecimento solar provocou um debate na cidade além dos limites da boa cidadania ecológica . Os opositores reclamam que a sua cidade se transformou na “ditatura do verde”.

Desde junho, os painéis solares são uma obrigação tanto para as novas edificações quanto para as já existentes que passam por renovações, novos sistema de aquecimento ou consertos no telhado.
A multa cobrada está 1.000 a 1.500 euros. Os críticos alegam que a regra constitui um ataque aos direitos dos proprietários. O governo regional avisou que vai derrubar a decisão. Os representante oficiais revidam e dizem que vão levar o caso às cortes. Os moradores se opõem à regra que impõe os painéis de alto custo e impedem os consertos necessários dos tetos.

A Alemanha é um dos países campeões em redução de emissão de gases e de sistemas fotovoltaicos e a cidade histórica de Marburg é um modelo de produção da produção esclarecida de energia e de consumo. Diante disso, as disputas parecem às vezes como uma discussão entre ambientalistas esclarecidos e ambientalistas verdadeiramente esclarecidos. O que certamente indica que estamos evoluindo em termos de discussão.

Fonte: N.Y.Times

Arquivo do blog