terça-feira, 21 de outubro de 2008

O "New Deal" da ONU

A crise financeira colocou em risco os investimentos em energia alternativa. Apesar das promessas dos candidatos ao governo americando de investir no setor, não há garantias de crédito. Os investidores põem em dúvida seus investimentos na energia eólica e na energia solar, ainda mais cara. Com a crise, os governos têm que socorrer os bancos e sobram menos créditos para as empresas . As ações de companhias de energia alternativa caíram mais do que o resto do mercado nos últimos meses e teme-se a concorrência dos preços baixos do petróleo e gás.

As companhias já sinalizam o que está ocorrendo e adiam projetos, devido à dificuldade de levantar capital. Outras atrasam a produção, como a Tesla Motor, fabricante do totalmente elétrico Model S sedan.
A proposta do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente PNUMA/UNEP para a crise é inspirada na visão do “New Deal” de Roosevelt : “Novo Acordo Verde com Foco em Investimentos no Meio-Ambiente e Oportunidade Histórica para o Séc. 21 e Geração de Empregos” (Global Green New Deal-Environmentally-Focused Investment Historic Opportunity for 21st Century Prosperity and Job Generation.)

O novo Acordo Verde Global responde ao desafios do nosso tempo, entre eles a necessidade de se fornecer energia e alimento para seis bilhões de pessoas; e emprego para 1.3 bilhão. A proposta é “gerar negócios em energias renováveis; somando-se às iniciativas já existentes de investimento em tecnologia limpa , agricultura sustentável, conservação e administração inteligente dos ecossistemas do planeta e uma infra-estrutura baseada na natureza”.

Nos EUA a energia dos ventos já atende 4.5 milhões de casas em 2007 e nos últimos três anos conseguiu ultrapassar todos os países, como líder de novos projetos de energia eólica. Hoje o Reino Unido foi considerado o líder mundial em geração de energia dos ventos, com o anúncio de investimento de 30 milhões de libras em energia eólica.
Cinco líderes internacionais da indústria eólica no mar assinaram um plano para encontrar maneiras de reduzir o custo das atuais instalações e aumentar a quantidade de eletricidade gerada por cada turbina.

Fontes: UNEP website (22/10) e foto, Independent (21/10), N.Y.Times (20/10).

Arquivo do blog