segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Europa com grandes planos para a arquitetura verde

Finacial Times 24 Nov , Oliver Lowenstein

Eco-distritos alimentados por energia renovável estão crescendo através da Europa. As chamadas “cidades do futuro” apresentam alta densidade de casas e qualidade de espaços públicos desenhados para pedestres e ciclistas. Elas podem ser a solução para um modelo de habitação sustentável para o futuro e planejadores governamentais, empreendedores e arquitetos estão atentos ao experimento escandinavo em Malmo e outros experimentos amigos do meio-ambiente.

Malmo é um projeto para 20 anos, criado para uma população estimada de 300.000 pessoas. Os edifícios em toda área usarão energia renovável, a maior parte vinda de um sistema geotérmico embaixo d’água, com coletores fotoválticos e solares e uma turbina a vento. Os carros ficarão nos limites do distrito. Um projeto de biodiversidade será a priordade, incluindo jardins de flores e áreas planejadas, com sistema de água corrente.

Outros distritos como Estocolmo tem projetos similares e o governo sueco anunciou recentemente que investirá em outros eco-projetos pelo país. O governo britânico planeja constriu 10 novas cidades ecológicas de 100.000 habitações em cada região do país. A visão envolve uma variedade de estilos de arquitetura e tipos de construções. Em outros países europeus há muitos exemplos que estão dando certo em Helsinki, Finlândia, Barcelona na Espanha, Lyon na França e Hanover na Alemanha. Na Suíça existe o Neuchatel Eco-parque, com uma mistura de casas, escritórios do governo e uma escola técnica com foco nos transportes.

Embora cada eco-distrito tenha um estética diferente em função do clima local, geografia e interpretação do eco-design, todas têm importantes elementos em comum: alta qualidade dos espaços públicos desenhados para pedestres e ciclistas; alta densidade de habitações próximas às escolas e lojas com espaço de lazer privado e áreas comunitárias; sistemas de transporte que favorecem a caminhada, ônibus, trens e pouco espaço para estacionamento.

O eco-distrito é o tipo de lugar onde as crianças podem brincar livremente, sem medo do trânsito e dos carros. Outro aspecto é a homogeneidade entre as famílias e a vida comunitária. Estes distritos são considerados modelos exemplares.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog