sábado, 24 de janeiro de 2009

Missão: Observar a Terra Respirar.


A missão se iniciou ontem (23/1) com a entrada em órbita do satélite japonês “Ibuki” (sopro) que faz parte do projeto Gosat. O satélite vai medir as emissões de CO2 e de metano, responsáveis por 80% do efeito estufa. 56.000 locais da Terra serão observados a cada três dias. Mais importante: será possível saber a quantidade de gás realmente absorvido pelas florestas e pelos oceanos e os métodos utilizados serão os mesmo para todas as zonas observadas.

Uma pesquisa divulgada pelo New England Journal of Medicine(22/1) revelou que a melhora de qualidade do ar nos EUA representa mais 21 semanas de vida para os americanos. A redução do CO2 e partículas liberadas pelos automóveis, motores diesel e energia a carvão é responsável por 15% dos 2 anos acrescentados na vida dos americanos. Os resultados mostram que houve de fato um ganho com os esforços de se melhorar a qualidade do ar.

Uma pesquisa anterior realizada pela Organização Mundial da Saúde estimou que 1.4 de todo o tipo de mortes no mundo são causados pela poluição do ar. O monitoramento do ar é uma tarefa imprescindível para a melhora da vida no planeta e o projeto Gosat é uma contribuição real para este objetivo. Os resultados das avaliações do satélite estarão disponíveis para pesquisa mundial e contribuirão para a elaboração de um regulamento que substituirá o Protocolo de Kyoto.


Fonte: Le Monde, World Environment News – Reuters.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog