sábado, 3 de janeiro de 2009

Paraíso do Luxo e do Lixo



Thilafushi fica no paradisíaco arquipélago das Maldivas, mas é uma grande lata de lixo. A cada dia, mais de 300 toneladas de lixo se acumulam num espaço de cerca de sete quilômetros por duzentos metros. Inicialmente concebida para guardar o lixo dos habitantes locais da capital Malé, acabou sendo um grande depósito de todo o lixo produzido pelo arquipélago que recebe 10 mil turistas a cada semana. Uma parte do lixo é queimada e outra enterrada em nos aterros.

Ao lixo local, acrescenta-se também lixo eletrônico: baterias usadas, celulares e computadores. Com o aumento dos resíduos eletrônicos nos últimos anos, aumenta o risco para o meio-ambiente e para saúde humana. Algumas vezes materiais perigosos como o cádmio, presentes nas baterias são dispersos na água.

Os ambientalistas se preocupam também com a possibilidade de elevação do nível do mar e a dispersão das substâncias tóxicas no mar. Estas substâncias podem entrar na cadeia alimentar pelas algas e plâncton, chegando até à nossa mesa de jantar.

A decisão do presidente das Maldivas de economizar a renda do turismo para comprar uma outra pátria não vai funcionar se o ser humano continuar a maltratar a natureza. Mudar de lugar é mudar de problema.

Fonte, foto: La Reppublicca, 3/1/09.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog