quarta-feira, 17 de junho de 2009

Trem pode ser pior do que avião?


Esta tem sido uma das minhas grandes preocupações em relação à questão ambiental: o que é melhor ou pior?

Um artigo da seção de meio-ambiente da New Scientist (8/6) aborda a questão.
Para surpresa de muitos, tomar o trem para Boston signfica produzir maior emissão de gases de efeito estufa do que viajar a mesma distância de jumbo jet.

Segundo o artigo, um novo estudo compara o"ciclo de vida completo" - full life-cicle das emissões geradas por 11 modelos diferentes de transporte nos EUA. Diferentemente de estudo anteriores, Mikhail Chester and Arpad Horvath da Universidade da California analisaram o consumo de energia desde a construção e a manutenção dos diferentes tipos de transporte: carro, avião, trem e ônibus.
Para um especialista da Universidade de Loughborough em Londres, a abordagem é válida porque faz a comparação em termos iguais.

Um dos aspectos avaliados é a quantidade de passageiros que cada trem, avião, ônibus ou carro é capaz de carregar durante o seu ciclo de vida. Os estudiosos também levaram em conta a quantidade dos componentes de infraestrutura - estradas, trilhos e aeroportos- usados no período.

A inclusão destas fontes de poluição adicional dobra os gases nocivos emitidos por uma viagem de trem! As emissões geradas por uma viagem de carro aumentam quase três vezes quando a fabricação e a infra-estrutura são levadas em conta. Em comparação, as viagens aéreas requerem pouca infraestrutura.

O nosso Aeroporto Santos Dumont seria um exemplo de aproveitamento máximo da infra-estrutura em relação à quantidade de vôos realizados.

No final das contas, levando-se em conta o ciclo de vida completo dos meios de tansporte, há um aumento de 10 a 20% no cálculo das emissões.

Os carros são os maiores poluidores, com exceção dos ônibus fora do horário de pico, carregando pouquíssimos passageiros. Viajar 1 km num ônibus quase vazio emite 8 vezes mais por pessoa do que na hora do rush. O fator ocupação é importante. Alguns ônibus podem emitir mais do que as pick-ups e SVUs.

Mesmo os trens e carros elétricos podem contribuir para as emissões se a eletricidade é gerada pela queima de combustíveis fósseis. Este é o caso do trem de Boston em comparação a uma grande aeronave. Parte da explicação está em que 82% da eletricidade em Massachussets é gerada pela queima de combustíveis fósseis.

O estudo ajuda a ter uma compreensão integrada do problema e a avaliar o setor responsável pela maior quantidade das emissões, desde o processo de fabricação do meio de transporte até os gases emitidos pela sua utilização.

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