sábado, 7 de novembro de 2020

CRISE CLIMÁTICA X CRISE DE GERAÇÕES

O jornal britânico The Guardian publicou um artigo sobre as fissuras entre as gerações de jovens americanos e seus familiares mais velhos. 

A crise climática e as suas sérias consequências estiveram presentes nos debates eleitorais nos Estados Unidos com o candidato democrata reconhecendo o problema e o candidato republicano negando a sua existência. 

Nas famílias americanas,  os desentendimentos estão acontecendo entre os mais jovens e os parentes mais velhos, como é o caso da jovem Gemma Gutierrez de 16 anos e seus avós. Gemma foi inspirada por Greta Thunberg a contatar os políticos locais para expressar sua preocupação com a crise climática. Os avós, no entanto, acham que ela foi influenciada pela opinião popular. O avô trabalhou na petróleo Exxon e diz que mais calor é até bom... 

Gemma planeja escrever uma carta para os avós para explicar sua angústia, mas sabe que as discussões podem terminar num impasse.
Lily Jarosz, de 17 anos, disse ao The Guardian:" Posso ver uma divisão geracional muito clara ", quando conversando com seus pais "apolíticos da Geração X-er" e sua avó "abertamente hostil". "Isso me dói muito, como se ela não se importasse comigo ou não entendesse o imediatismo do problema."

Segundo o The Guardian,  mesmo jovens conservadores estão cada vez mais alarmados com o impacto do aquecimento global. O número esmagador de 80% dos eleitores com idades entre 18 e 29 anos considera a crise climática “uma grande ameaça à vida na Terra”, de acordo com uma pesquisa realizada no início deste ano. Os níveis de preocupação entre os idosos, principalmente os eleitores republicanos, ficam significativamente aquém.

A vitória de Joe Biden nos EUA e seu compromisso de entrar no Acordo de Paris dá esperança para combater efetivamente o aquecimento global e o efeito das mudanças climáticas.

No Brasil, o debate sobre a crise climática não dividiu gerações e é desconhecido pela maioria do povo brasileiro. Por outro lado, há uma percepção geral de que devemos preservar a Amazônia e o Pantanal, mas o povo continua fazendo churrasco, enchendo o tanque com gasolina e usando as sacolinhas plásticas feitas de petróleo. 

O Brasil ainda tem 66% da sua cobertura vegetal preservada, de acordo com a Embrapa Territorial, mas o problema climático é um problema global e as mudanças climáticas provocam o  desequilíbrio do  clima. Este desequilíbrio provoca secas severas, o que propicia os incêndios na época da estiagem. A Amazônia e o Pantanal tem sofrido com estes efeitos,  agravados pelo desmatamento para criar gado. 

O problema climático é um problema global e só pode ser resolvido globalmente. 

Fonte: The Guardian, EcoWatch. 

 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog