domingo, 10 de agosto de 2008

O Meio-Ambiente das Olimpíadas

Quem assistiu a abertura das olimpíadas de Pequim, teve a certeza de que a China quis provar a sua grandiosidade ao fazer o evento mais impressionante de todos os tempos e ao mesmo tempo passar uma mensagem de renovação e integração para todas as nações do mundo.
Os jovens e as crianças que fizeram a festa transmitiram a mensagem de renovação e o mundo foi visto como de fato é: um só planeta.
Chang W. Lee/The N.Y Times

Tudo seria perfeito se esta beleza estivesse em harmonia com a natureza, mas não foi o que se viu. Durante toda a semana a preocupação foi com a qualidade do ar. Apesar dos representantes oficiais afirmarem que tinham conseguido melhorar a qualidade atmosférica e cumprir com os padrões exigidos na época em a China foi escolhida para sede dos jogos, o ar estava quente e pesado no dia da cerimônia.
Deixando de lado os atuais padrões que incluem medidas de partículas mínimas de poeira causadoras da maior parte da poluição, a China tem muito ainda que melhorar. Fechar as fábricas que queimam carvão temporariamente e diminuir o número de carros é muito pouco para quem pensa num futuro para todas as crianças do planeta. Elas precisam de muito mais proteção do que os guarda-chuvas que lembraram que estão em toda parte.

Um comentário:

Arquivo do blog