sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Agrocarburantes e ração para gado fazem pressão sobre a nossa floresta.


A Organização Amigos da Terra, Friends of the Earth (FoE) divulgou hoje (28/11) um estudo que denuncia a pressão dos agrocarburantes estão fazendo sobre terras virgens. A maior parte da matéria prima (67%) para a indústria européia de agrocarburantes e para alimentar o gado, principalmente porcos, vem das terras fora do continente.

A organização alerta que a opção pelos agrocarburantes para cumprir com o compromisso europeu de atingir 20% das energias renováveis até 2020 é um equívoco. Esta opção agravaria as pressões sobre as florestas da Amazônia, a insegurança alimentar e os conflitos sociais. O Brasil é o maior exportador de soja para a União Européia, com 9 milhões e 820 mil toneladas.

A cultura da soja é um dos fatores que contribui para o desflorestamento e a organização assinala o comportamento contraditório dos países que se dizem líderes da ação contra o aquecimento global. O desflorestamento é responsável por 18% dos gases do efeito estufa.

O Brasil é o décimo segundo produtor mundial de soja e segundo especialistas 16% da floresta amazônica já foi convertida para a soja. O estudo também ressalta o problema da semente geneticamente modificada da soja e resistente aos herbicidas, provocando o uso de produtos químicos que causam a poluição dos cursos d’água.

Com relação aos agrocarburantes o Brasil fornece 98% do biodiesel da União Européia, produzido a partir da cana de açúcar que é consumido principalmente na Suécia, Países Baixos e Reino Unido.

Fonte: Friends of the Earth
http://www.foeeurope.org/agrofuels/FFE/Profundo%20report%20final.pdf

Nenhum comentário:

Arquivo do blog