Cerca de um terço das emissões de CO2 produzidas pelo ser humano são dissolvidas nos oceanos. Ao se dissolver no mar, o gás carbônico forma o ácido carbônico que baixa o nível da alcalinidade e o do pH do oceano. A alcalinidade mede a capacidade da água de neutralizar os ácidos e preservar as atividades biológicas da água do mar. O pH mede a intensidade do nível de alcalinidade dentro de uma escala que parte do nível básico de alcalinidade até o extremo ácido.
O Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC) já havia previsto que barreiras de corais desapareceriam até o final do século em função do aumento das temperaturas e da acidez dos oceanos. Este novo estudo sugere que a taxa de acidificação do oceano está ocorrendo de forma ainda mais acelerada do que previsto pelo Painel e há necessidade de se encontrar uma saída.
Os estudos mostram que o pH tem declinado rapidamente e que a variação do pH através do tempo estava associada ao aumento do dióxido de carbono na atmosfera, deduzindo-se que a liberação de CO2 na atmosfera conduz à acidificação do oceano.
Fonte: Independent, 25/11
Postagem relacionada: Expedição Monitora a Captura do CO2 nos Mares do Sul 1/10
Fonte: Independent, 25/11
Postagem relacionada: Expedição Monitora a Captura do CO2 nos Mares do Sul 1/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário