domingo, 9 de novembro de 2008

Novo Conceito Ecológico para Lojas

Dentro de um novo conceito ecológico que se impõe no mercado dos EUA, as lojas de varejo começam a fazer mudanças. Na Wal-Mart, rodapés e molduras são feitos de sobras de plástico para fabricação de fraldas.
Segundo Andrew Martin do N.Y. Times (8/11), acontece uma
corrida entre as lojas e restaurantes
“fast-food” para construir ambientes ecológicos, como um modo de conquistar consumidores e também baixar os custos operacionais. No momento, a busca é de protótipos, mas a iniciativa pode se tornar uma tendência que vai mudar milhares de lojas.

Recentemente, o MacDonald’s inaugurou em Chicago um restaurante renovado com equipamentos para economizar energia, pavimento que filtra a água da chuva e mesas e cadeiras feitas de material reciclável e até mesmo um jardim no teto. A idéia é aplicar as idéias bem sucedidas de Chicago entre outras lojas da rede.
Mais importante ainda para as companhias é reduzir os seus custos operacionais que consomem grande quantidade de energia e água para seus fornos, aquecedores, sistemas de refrigeração, pias e toiletes.
Na verdade, já existe uma consciência de que esta é a melhor maneira de se administrar um negócio mesmos que os consumidores ainda não estejam seduzidos por esta idéia. A rede Subway já abriu sua “ecoloja” na Florida e pretende abrir outras.
Estas iniciativas mostram que o país com a maior pegada ecológica do mundo está começando a assumir a sua responsabilidade pelos danos causados.
Foto: BethRooney for The New York Times
pegada ecológica > http://pordentrodomeioambiente.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog