quarta-feira, 15 de julho de 2009

Exxon: sensação de um futuro “verde”


Uma das maiores empresas de Petróleo do mundo, a Exxon (Essso) que durante anos negou a responsabilidade do ser humano nas mudanças climáticas, resolveu experimentar a sensação de um futuro "verde".

Pressionada por seus acionistas, incluindo herdeiros de Rockfeller, a empresa investiu US$ 600 milhões de dólares na produção de biocombustível produzido com algas para carros e aviões. O projeto tem como parceira a Sythetic Genomics e a idéia é produzir um combustível compatível com os motores diesel e a gasolina.

Apesar de investir apenas uma fração do seu capital anual entre $20 e $ 30 bilhões, o projeto representa o maior projeto de desenvolvimento de combustível no mundo deste tipo. A vantagem de usar as algas como combustível é que não há a necessidade de ocupar espaço de terra que pode ser usado para plantar alimento.
Outras empresas de petróleo como a British Petroleum já tem uma parceria com a Synthetic Genomics e a Shell também já anunciou de investir num projeto de alga no Havaí. Segundo o vice presidente da a Exxon, Emmil Jacobs o biocombustível da alga tem entre outras, a vantagem de usar o dióxido de carbono durante o seu crescimento, mitigando “o efeito estufa”. Além disso a alga tem um potencial de produzir largas quantidades de óleo que pode ser processado nas refinarias já existentes para faricar combustíveis compatíveis com a tecnologia existente de transporte e infra-estrutura.

Fonte: Treehugger (14/7), Independent (15/7)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog