sexta-feira, 28 de julho de 2017

MENOS 1 FILHO PARA EVITAR DESASTRES CLIMÁTICOS


Cada ser humano no planeta gera um impacto ambiental pelo que consome em termos de recursos naturais e produtos. O recém nascido se alimenta do leite materno, mas usa roupinhas e as poluentes fraldas descartáveis, dorme num berço e nas famílias de maior renda, seu quarto é decorado com objetos e brinquedos. Desde o nascimento o pequeno ser humano já tem uma pegada ecológica considerável.

O crescimento populacional do planeta só contribui para aumentar o problema das mudanças climáticas. Pesquisadores canadenses mergulharam nesta questão para descobrir que as ações mais efetivas para combater as mudanças climáticas não são as que estão nos livros didáticos ou as mais adotadas pelo público em geral.

Após medirem as emissões de CO2 correspondentes à cada ação para combater as mudanças climáticas, chegaram à conclusão de 4 ações que seriam mais efetivas:

1- Não ter um filho a mais = redução de 58.6 toneladas de CO2  por ano
2- Viver sem carro = redução de 2.4 toneladas por ano
3- Evitar viagem de avião = redução de 1.6 toneladas de CO2 por ano em voo de ida e volta.
4- Comer uma dieta baseada em vegetais = redução de 0.8 toneladas de CO2 por ano.

Estas são ações que tem real poder de reduzir as emissões. Reciclar contribui quatro vezes menos para reduzir as emissões de carbono do que uma dieta vegetariana. Trocar as lâmpadas de casa contribui oito vezes menos do que ser vegetariano.

As ações mais efetivas tocam em pontos sensíveis para a sociedade e por isso há uma relutância em falar sobre o assunto. A venda de carros e de passagens de avião e a produção de carne geram muito dinheiro para as empresas que não têm interesse em discutir o assunto. Entretanto não há justificativa para deixar de lado estas 4 ações, quando  a sobrevivência da humanidade no planeta está em risco.

Fonte: 
Seth Wynes1,2,3 and Kimberly A Nicholas1
Published 12 July 2017 • © 2017 IOP Publishing Ltd 
Environmental Research LettersVolume 12Number 7


Nenhum comentário:

Arquivo do blog