domingo, 22 de julho de 2018

IRLANDA Primeiro País a Desinvestir dos Fósséis

A República da Irlanda se tornará o primeiro país do mundo a retirar seus investimentos em combustíveis fósseis. A conquista da Irlanda é uma conquista de todos nós que nos empenhamos para que o mundo mude a matriz energética dos combustíveis fósseis para a energia limpa.

O fundo de investimento nacional do governo da Irlanda será obrigado a vender todos os investimentos em carvão, petróleo gás e turfa depois que o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados na quinta-feira 12/7 e espera-se que ele passe rapidamente pela câmara alta e pode se tornar lei antes do final do ano.

O fundo de investimento estatal irlandês detém mais de 300 milhões de euros em investimentos em combustíveis fósseis em 150 empresas. O movimento Divest, Desinvestir  já retirou  trilhões de dólares de fundos de investimento, incluindo grandes fundos como o da Noruega, fundos de pensão e seguradoras, cidades como Nova York e  universidades como Harvard, após uma campanha que durou 5 anos.


Gerry Liston, que redigiu o projeto, disse: “Os governos não cumprirão suas obrigações sob o acordo de Paris das mudanças climáticas se continuarem a sustentar financeiramente a indústria de combustíveis fósseis. Países de todo o mundo devem agora seguir com urgência a liderança e o desinvestimento da Irlanda a partir de combustíveis fósseis. ”


-->
Fonte: The Guardian
Imagem: The Guardian 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog