domingo, 7 de setembro de 2008

Comer menos Carne para Salvar o Meio-Ambiente


Este é o título da matéria publicada hoje 7/9 no jornal italiano La Reppublica.
Abrir mão uma vez por semana do bife para combater o aquecimento global. O apelo foi relançado pela ONU por Rajendra Pachauri, economista indiano, vegetariano e uma das vozes mais influentes em matéria de clima que dividiu com Al Gore o prêmio Nobel da Paz.

A produção de carne é responsável por 18% das emissões dos gases de efeito estufa, muito mais do que o setor do transporte que contribui com 13%. Se é problema para alguns renunciar ao automóvel, a escolha de salada, fruta e verdura um dia na semana é possível e muito adequada ao meio-ambiente. Além da emissão de 36 kilos de anidro de carbono, a criação de animais e seu transporte requer por cada quilo de carne a mesma quantidade para manter acesa uma lâmpada de 100w por três semanas. Os animais são fonte direta dos gases metano, 23 vezes mais danoso do que o CO2.
Pachauri fala amanhã em Londres no Congresso anual da associação britânica Compassion in World Farming que pediu ao governo o empenho na redução do consumo direto de carne em 60% até 2020.
A medida adquire um caráter de urgência com as últimas estimativas da FAO (ONU): o consumo de carne está destinado a duplicar até 2050.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog