quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Deserto Produtivo

Na semana passada, um trio de visionários lançaram o Projeto Sahara Floresta. Charlie Paton, cientista, Michael Pawlyn, arquiteto e o engenheiro Bill Watts idealizaram uma proposta que combina duas tecnologias inovadoras: o Poder Solar Concentrado e as Estufas de Água do Mar.

O poder solar concentrado capta a energia solar que esquenta a água e produz vapor para mover turbinas. As estufas de água do mar usam a água salgada para resfriar e umedecer o ar que ventila a estufa e usam a luz do sol para destilar a água salgada e fazer água doce para irrigar as plantações.

O projeto foi imaginado para produzir água suficiente para agricultura e energia solar para abastecer cidades na África e na Europa. E mais, produzir biocombustível sem impacto o abastecimento de comida.
Diante do desafio da crise das mudanças climáticas, o projeto é um dos primeiros a lidar com um conjunto de problemas. É um plano ambicioso com poderoso impacto positivo não apenas na região do Sahara, mas também na Europa e no resto do mundo.

Fonte: Treehugger

Nenhum comentário:

Arquivo do blog