terça-feira, 16 de outubro de 2007

Será que vai ter espaço para plantar tanta árvore?

Mais uma multinacional investe no em meio-ambiente. Segundo a Gazeta Mercantil de hoje, “o programa terá um ano de duração e prevê o plantio de 5 mil mudas de árvores”. Desta vez a área escolhida está ao redor da fábrica da empresa em São José dos Campos.

Apesar de louvável, o plantio de árvores pouco resolve se as empresas continuarem a causar danos ao meio-ambiente em proporção maior do que a sua capacidade de recuperação. É preciso ter consciência de que o reflorestamento é apenas uma forma de compensação e que se plantássemos em todo o espaço disponível do Planeta, isto não resolveria o problema. É necessário um conjunto de ações e a consciência de que não podemos da Natureza o que não temos capacidade de repor.

NOTÍCIAS ENVIADAS ANTES O BLOG

Pequim Obriga o Banco Mundial a Censurar um Relatório sobre a Poluição -3/07/07

A China obrigou o Banco Mundial a censurar uma parte do relatório sobre o preço pago pela população por causa da poluição, segundo o Financial Times de 3 de julho. Conforme o relatório intitulado “O custo da poluição na China: estimativas econômicas dos prejuízos físicos, 750 000 pessoas morrerão prematuramente no país.

A Agência nacional chinesa de proteção ao meio-ambiente (SEPA) e o ministro da saúde reclamaram principalmente que os números sobre o custo humano da poluição não apareceram no relatório. Pékin conseguiu que um terço do documento (elaborado por pesquisadores chineses, estrangeiros e membros do Banco Mundial) fosse retirado por arriscar uma provocação de agitação social.

Evitar Tumultos

De acordo com uma pessoa que participou dos estudos, as informações seriam “sensíveis demais”. Segundo o Financial Times, as autoridades chinesas conseguiram igualmente que não se mostrasse um mapa detalhado mostrando quais eram as regiões mais atingidas pela mortalidade devido à poluição.

Num comunicado publicado na última terça-feira, o Banco Mundial confirmou, sem entrar em detalhes, que “certas estimativas sobre o impacto físico e cálculos sobre o custo econômico foram retirados do projeto em função de certas incertezas quanto aos métodos de cálculo e sua aplicação”. Conforme o enfoque adotado pelo Banco Mundial no que diz respeito a este tipo de projeto de pesquisas compartilhadas, as conclusões deste relatório estão presentemente em discussão com o governo”, acrescenta o comunicado.

Fonte: Le Monde, 3/07/07

Arquivo do blog