domingo, 31 de agosto de 2008

Degelo preocupante


Esta semana, o degelo ártico foi notícia de publicações conceituadas como o Economist e New York Times. As notícias alertam que antes mesmo do verão do hemisfério norte terminar a cobertura do gelo encolheu a nível preocupante, desde que se iniciaram as medições via satélite, no final de 1979.

A perda da cobertura contribui cada vez mais para o aquecimento global porque o gelo reflete o calor do sol, enquanto o oceano absorve o calor do degelo. O mais alarmante são os relatórios sobre a liberação do gás metano que estava retido no gelo ártico, provavelmente em função do aquecimento do mar. O metano é um dos gases causadores do aquecimento global e sua liberação em grandes quantidades vai acelerar ainda mais o aquecimento.

Barco a Biodiesel


Earthrace é um barco a biodiesel que recentemente completou uma volta ao mundo em apenas 60 dias, batendo por 14 dias o recorde anterior.

O barco tem dois motores de 540 HP e usa 100% de biodiesel.

Dentro do conceito de sustentabilidade, o barco foi construído com composto vegetal e utilizou óleo vegetal como lubrificante e óleo de canola para os colchões de espuma. A tripulação comeu comida orgânica sempre que possível e reciclou o lixo.

Esta iniciativa vem provar que qualquer forma de transporte pode ser eficiente e ao mesmo tempo não agredir ao meio-ambiente. As emissões de CO2 foram calculadas e equilibradas até se atingir um estágio “carbono neutro”.

O fato recebeu cumprimentos de Rex Wyler, co-fundador do Greenpeace: “Parabéns pela viagem de circunavegação com combustível carbono-neutro. Obrigado por mostrar ao mundo de que isso é possível”.

Fonte: Earthrace. Net, Deep Green Blog

Arquivo do blog