sexta-feira, 11 de julho de 2014

Por que preservar as baleias?

Vários emails são enviados para a preservação das baleias, mas na verdade sabemos pouco sobre elas. Afinal, qual é o seu papel na vida marinha? É isto o que os cientistas estão pesquisando e obtém novas revelações.

Por exemplo,  mais baleias nos oceanos podem significar um oceano saudável e mais quantidade de peixe, de acordo com um estudo revisado, publicado este mês na revista Frontiers,  Ecology and Enviroment, Ecologia e  Meio Ambiente.

Joel Romano,  principal autor do estudo e biólogo da Universidade de Vermont em Burlington comenta que  "quando os estudos oceanográficos foram iniciados, as grandes baleias eram praticamente inexistentes no ecosistema".

As grandes baleias foram muito caçadas até a década de 1970. Nessa altura um valor estimado 66-90%  dos animais foram removidos das águas do oceano. Desde então,  tem havido uma recuperação lenta do número das grandes baleias. Há agora mais de um milhão de cachalotes (a baleia de Moby Dick) e dezenas de milhares de baleias cinzentas.

As baleias-azuis no entanto, maior animal já conhecido por ter vivido no planeta, têm recuperação ainda mais lenta. Na verdade, representam  1% cento na sua escala histórica no hemisfério sul. Romano diz que os cientistas acreditam que a sua ausência pode ter alterado o ecosistema de uma forma que tornou mais difícil para toda a vida para sobreviver. (Assista a um vídeo de baleias azuis.)

Os cientistas relatam que quando as baleias se alimentam, muitas vezes em grandes profundidades, e em seguida voltam à superfície para respirar, elas agitam a  coluna de água. Isso faz com que os nutrientes e microorganismos se espalhem através de diferentes zonas marinhas, o que pode significar alimentos para outras criaturas.Além disso,  os materiais na urina e excrementos de baleias, principalmente ferro e nitrogênio, servem como fertilizantes eficazes para plâncton.

Muitas grandes baleias migram longas distâncias para acasalar, período em que trazem os nutrientes com elas. Quando se reproduzem em latitudes distantes fazem contribuições de nutrientes importantes para a água que muitas vezes é pobre em recursos. Até suas placentas podem ser fontes ricas de matérias-primas para outros organismos, diz Romano, que chama de "esteira transportadora" de nutrientes em todo o oceano migração das baleias.

A morte de baleias pode ser útil também. Quando um dos enormes mamíferos morre, seu corpo se deposita no fundo do mar, onde  nutre ecosistemas únicos de animais que se alimentam de carniças,  como caranguejos e vermes. Dezenas dessas espécies necrófagas não são encontradas em nenhum outro lugar, diz Romano.

"Porque [os seres humanos] eliminaram tantas baleias, havia provavelmente extinções no fundo do mar antes de sabermos que uma determinada espécie existiu", diz Romano.


Pescadores vs Baleias

Durante décadas,  alguns pescadores comerciais têm-se queixado de que as baleias comem os peixes que eles estão tentando pegar. O governo do Japão tem sido particularmente vocal, indo tão longe a ponto de dizer que a caça às baleias é necessária porque "as baleias estão ameaçando as nossas pescarias."

Masayuki Komatsu, um dos negociadores da Baleeira Internacional do Japão, disse à Australian Broadcasting Corporation, em 2001, que "há muitas" baleias minke, chamando-os de "a barata do oceano." O cientista Romano discorda.

"É muito mais complicado do que isso".  "Nossa nova revisão aponta para vários estudos que mostram que temos mais peixes em um ecosistema por ter esses grandes predadores lá."

O próximo passo, diz ele, é a realização de mais estudos de campo sobre esses processos. Isso poderia ajudar os cientistas a entender melhor exatamente como o plâncton e outros organismos respondem à presença de baleias.

Brian Clark Howard


Arquivo do blog