terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sério, é o maior do mundo


A companhia americana First Solar assinou um acordo com o governo chinês para desenvolver o que será a maior instalação fotovoltaica do mundo. Ela terá uma potência de 2.000 megawatts quando estiver funcionando em Ordos no deserto da Mongólia e produzirá energia para 3 milhões de residência na China. O projeto está previsto para começar em 2010 e o investimento é da ordem de 5 a 6 bilhões de dólares, com início previsto para o próximo ano e a última fase até dezembro de 2019.

O acordo com a empresa americana prevê o fornecimento de painéis, engenharia e construção para a instalação. First Solar também ajudará a desenvolver o suprimento da cadeia de filme fotovoltaico. Segundo o diretor executivo da empresa americana, o compromisso da China com a energia solar é o resultado da adoção progressiva de políticas adotadas pelo país para criar um mercado sustentável e de longo prazo para um futuro de baixo carbono.

E o que dizer do nosso recém descoberto pré-sal ou das imensas reservas de óleo betuminoso na Venezuela e no Canadá, ainda inexploradas? Elas serão responsáveis por bilhões de toneladas de CO2 jogadas na atmosfera. Para garantir o corte das emissões que colocam o planeta em risco, melhor seria que o petróleo ficasse embaixo da Terra.

Fonte: New York Times.

Arquivo do blog