terça-feira, 23 de outubro de 2007

HERÓIS DO MEIO-AMBIENTE

Todo ano, a TIME Internacional lança uma edição dupla para celebrar os heróis do ano, famosos ou não, que fizeram uma diferença nas nossas vidas. Mas 2007 não foi um ano comum e as questões ambientais lutaram para ganhar espaço no debate da Time. Segundo Michael Ellitot, editor internacional, ficou decidido que a edição os Heróis seria concentrada nos que estão tentando mostrar o caminho para lidar com as pressionantes questões da sustentabilidade.

Entre os escolhidos pela TIME, estão nomes previsíveis como Al Gore, Wangari Maathai e James Lovelock; e outros nem tanto como Mikail Gorbachev e o Príncipe Charles, que desde 1986 tem uma fazenda de produtos orgânicos.

Os brasileiros estão representados por José Goldenberg, pioneiro na década de 80 do programa para substituição da gasolina no Brasil, e um dos descobridores do biocombustível, a partir da cana de açúcar. Outros países que tem heróis ambientais são: Coréia, Estados Unidos, Palau, Canadá, China, Noruega, Rússia, Filipinas, Hong Kong, Israel, Indonésia, Suíça, Zâmbia, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Turquia.
Dentre constelação dos astros de cinema está Robert Redford, que defende o meio-ambiente desde 1970. A presença das grandes empresas está assinalada por Jeffrey Immelt , executivo da General Eletrics e pelo time japonês da Toyota.

Entre os estadistas, destaca-se Angela Merkel, PH.d em física, disposta a combater as mudanças climáticas. Todos têm um recado para dar ou um exemplo a seguir.

É o que confirma Bryan Walsh, na Introdução da TIME:

"Apesar de ser a nossa casa, a Terra é muda. Não tem voto em nenhum congresso ou parlamento. Não possui ações no mercado. Não se levanta para protestar em movimento. Não pode nem comprar um carro híbrido. A terra não tem voz – alguém deve falar por ela.

Nós chamamos heróis as mulheres e os homens das páginas seguintes, mas eles poderiam ser mais facilmente chamados porta-vozes do planeta, um planeta cujo futuro, como um deles disse alguns anos antes, não se pode prever. Alguns são profetas do perigo, como o cientista e ativista australiano Tim Flannery que tem avisado incessantemente sobre os perigos das mudanças climáticas. Outros diagnosticam as doenças do planeta, como D.P. Dobhal, que mede o encolhimento das geleiras dos Himalaias para acompanhar o aquecimento global em tempo real. Há os que tem soluções prontas, como Abul Hussan, um químico de Bangladesh que encontrou um modo simples e seguro de purificar a água. E há os que têm o dom de levar estas soluções para o mundo real, como o Shi Zhenrong que se tornou o homem mais rico da China ao canalizar energia solar.

Eles estão de um lado a outro desta Terra em perigo, do Quênia à Coréia, da Inglaterra ao Brasil, do Canadá à China. Pelas suas palavras e ações, pelos seus votos e até pelos seus talões de cheques, os heróis do meio-ambiente do TIME tem pisado no silêncio e ao fazer isso, têm dado à Terra uma voz. Cabe ao resto de nós ouvir – e nos juntar a eles".

Reportagem completa:
http://www.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1663317_1663322_1669935,00.html

Arquivo do blog