quinta-feira, 22 de julho de 2021

Qual o Risco das Mudanças Climáticas para o Mercado Financeiro?

 

 

A Força-tarefa sobre Divulgações Financeiras relacionadas ao Clima é uma organizçao liderada pela indústria,   Task Force on Climate-Related financial disclosures TCFD, estabelecida pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) em 2015 para desenvolver e promulgar divulgações financeiras relacionadas ao clima. 

O objetivo é conscientizar investidores, credores, seguradoras e outras partes interessadas sobre os riscos e as oportunidades associados com as  mudanças climáticas. 

As divulgações sao projetadas para solicitar informações consistentes e úteis para decisões sobre os impactos financeiros materiais de riscos e oportunidades relacionados ao clima. Em fevereiro de 2021, força tarefa tinha mais de 1.500 apoiadores, incluindo quase 500 firmas financeiras. 

“Acreditamos que melhores informações permitirão às empresas incorporar riscos e oportunidades relacionados ao clima em seus processos de gestão de riscos e planejamento estratégico. À medida que isso ocorrer, o entendimento das empresas e investidores sobre as implicações financeiras associadas às mudanças climáticas aumentará, fortalecendo o mercados para canalizar investimentos para soluções, oportunidades e modelos de negócios sustentáveis ​​e resilientes ”, de acordo com o conselho da TCFD. 

As informações contidas no relatório da TCFD são divulgadas de forma voluntário relatório anual de uma organização. 

Logo na início, o relatório destaca o prejuízo com as catástrofes naturais intensificadas pelas mudanças climáticas entre 2017-2019 em US $ 640 bilhões. 

Outros destaques: 


Aumento de Catástrofes naturais e Mudanças Ambientais Crônicas:

• Choques macroeconômicos ou perdas financeiras causadas por tempestades, secas, incêndios florestais e outros eventos extremos
• Perdas financeiras imprevistas resultantes da mudança climática (por exemplo, o feito da elevação do mar a crédito garantido por empreendimento imobiliário costeiro) poderia impactar o sistema financeiro.

Transição para uma economia de baixo carbono

• Riscos associados a um abrupto economia de baixo carbono, com perdas rápidas no valor dos ativos devido a mudança de política ou preferência do consumidor
• Riscos financeiros relacionados ao clima poderia afetar a economia por meio de spreads de crédito elevados, maior economia preventiva e rápido ajustes de preços.

 “Não encontramos nenhuma empresa com divulgações TCFD completas, o que observamos refletindo o estágio atual de compreensão e prática de relatórios. No entanto, as empresas devem ser incentivadas a fazer o máximo possível das 11 divulgações recomendadas para contar sua história de como estão gerenciando com eficácia os riscos e oportunidades relacionadas ao clima. ”

(Manual de Boas Práticas TCFD).


Fonte: The Climate Service TCS 


Arquivo do blog