sábado, 26 de setembro de 2015

DESINVESTIR : Retirar Investimentos dos Combustíveis Fósseis!

Universidade Harvard - Desinvestir dos Combustíveis Fósseis

O movimento DESINVESTIR DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, apoiado pelo PLANETATIVO,  cresceu para mais de 400 organizações - no valor de  colossal US$ 2600000000000 (£ 1,68 trilhão de libras esterlinas). A iniciativa que começou nos campus universitários americanos já se espalhou para grupos religiosos, financiadores filantrópicos, autoridades locais e fundos de pensão em mais de 40 países. (The Guardian)

Desde o seu início em outubro de 2007, o Blog PlanetAtivo tem defendido uma matriz energética para o mundo SEM COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS.  O aquecimento global causado pelas emissões de gases provocados pelos fósseis é o responsável pelas mudanças do clima. Estas mudanças têm trazido sérios danos ambientais para a natureza do planeta e para nós, seus habitantes.

Em 2008, o PlanetAtivo não viu motivo nenhum para comemorar a descoberta de petróleo no Brasil.  A postagem Pense: Se o Futuro é Verde por que Comemorar o Presente Negro?    “O presente que nos foi dado por Deus” como disse Lula, é na verdade um presente negro não só na cor da sua matéria fóssil, mas no luto das consequências e danos que poderá causar. Milhares de crianças na China nascem defeituosas devido à poluição generalizada e este índice aumentou em 40% desde 2001(Time on-line).

Em outro post de 2008 antecipamos o movimento Keep it to the Ground com o Post Aquecimento Global exige que os combustíveis Fósseis permaneçam enterrados no subsolo para sempre.  ...O professor James Hansen, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA e um dos mais referenciados cientistas diz que “diminuir as emissões do CO2 causadas pela queima de combustível fóssil não é solução. Alguns combustíveis devem ficar no subsolo para sempre, e o gás deve ser de fato removido do ar.”(The Guardian)

Em 2011, mostramos a evidência do alcance dos danos ambientais com o post Chocante: o relatório do PNUMA sobre o vazamento de Petróleo na Nigéria. 

Em janeiro de 2015, o post Depende de Nós, as Empresas de Petróleo não têm condições de se adaptar às Mudanças do Clima chamou a sociedade para agir.  O fundador e diretor da consultoria sem fins lucrativos Forum for the Future (FFF) declarou na ocasião: “Chegamos à conclusão de que era impossível para as atuais companhias de petróleo e gás se adaptar de um modo inteligente e a tempo para a necessidade imperativa de uma descarbonização radical. Sentimos que não tínhamos opção senão terminar as parcerias no longo prazo com a Shell e a BP”. (The Guardian)

Em 2014, aconteceu a Marcha contra as Mudanças Climáticas e comemoramos com o post A Semana em que o mundo acordou. Milhares pessoas marcharam pelas ruas do planeta para combater as mudanças climáticas. Em Nova York, foram mais de 310.000 pessoas. Paris, Berlin, Londres e Bogotá estão entre as cidades que participaram do movimento atingindo mais de 675.000 pessoas no mundo.

O total dos ativos geridos por fundos que decidiram desinvestir cresceu 50 vezes em 2014.  Bill McKibben fundador da 350.org, a ONG que tem liderado o movimento de desinvestimento, disse: " Um aumento de 50 vezes é um sinal de que finalmente a sociedade civil está totalmente se movendo na luta contra a mudança climática"(The Guardian)

Quem são os maiores desinvestidores?
O maior fundo soberano do mundo administrado pela Noruega  
Dois dos maiores fundos de pensão do mundo na California. 

A campanha Divest From Fossil Fuels, Retirar Investimentos dos Combustíveis Fósseis está agora ativa em 43 países e recebeu na última terça-feira 22/9 o apoio das Nações Unidas e do seu representante chefe para um acordo global na Reunião de Paris em dezembro.”(The Guardian)  

Este é um grande momento da sociedade civil. Se você quer fazer parte da solução, divulge e participe. Assine a petição do Keep it to The Ground - Mantenha no Subsolo.

No domingo 29 de novembro, o PlanetAtivo estará promovendo a marcha TODOS UNIDOS PELO CLIMA - Sem Combustíveis Fósseis! na Praia de Ipanema, Posto 10 - 9.30. Contamos com você! 

Arquivo do blog