quarta-feira, 26 de outubro de 2016

FIM DO REINADO DO CARVÃO.


“Foi uma longa jornada, mas agora seu reinado acabou”, segundo publicação de Think Progress.

As energias renováveis ultrapassaram o carvão para se tornar a maior fonte de capacidade elétrica do mundo, de acordo com comunicado da International Energy Agency (IEA), Agência Internacional de Energia (25/10). 

As energias renováveis são a única maneira de controlar o aquecimento global e as mudanças climáticas porque vem de fontes renováveis como o vento e o sol que não emitem gases do efeito estufa.

O acordo de Paris reconheceu a necessidade de se combater efetivamente as mudanças climáticas e a queda no preço das energias renováveis têm contribuído para a sua crescente implementação.

O ano de 2015  marcou o ponto de mudança para as renováveis. Cerca de meio milhão de painéis solares foram instalados todos os dias pelo mundo. A China foi responsável pelo crescimento de 40% da capacidade das energias renováveis: duas turbinas eólicas foram instaladas a cada dia em 2015. Foi ano excepcional, mas é necessário que os investimentos continuem e que os custos de financiamento sejam acessíveis nos países em desenvolvimento.

Para os próximos 5 anos, a Agência Internacional de Energia prevê duas regiões com rápido crescimento das renováveis. A Ásia vai liderar o crescimento de renováveis, mas isto só cobrirá uma parte da demanda por energia elétrica. Em compensação, na União Européia, no Japão e nos Estados Unidos, a  geração adicional de renováveis ultrapassará o crescimento de demanda de eletricidade entre 2015 e 2021.

Fonte: IEA, Think Progress

Imagem ESI – AFRICA

Arquivo do blog