quarta-feira, 21 de maio de 2014

As 10 Grandes Empresas que contribuem para as Mudanças Climáticas

Por que me preocupo com as mudanças climáticas? Porque as "10 Grandes" não estão fazendo o que deveriam.

As "Big 10" do ramo de  Alimentação e Bebida são também as maiores responsáveis pelas mudanças climáticas.  São 10 empresas que emitem uma enorme quantidade de gases de efeito estufa e pouco estão fazendo para melhorar isso.



Quem são? 

Associação Britânica de Alimentos
Coca-Cola
Danone
General Mills
Kellog
Mars
Mondelez International
Nestlé
Pepsico
Unilever

De acordo com a Oxfam que reúne dezessete organizações no combate à pobreza, estas empresas têm capacidade de cortar as suas emissões de carbono em até 80 milhões de toneladas até 2020. Isto seria equivalente a tirar  das ruas todos os carros (que também emitem gases de efeito estufa) de Los Angeles, Pequim, Londres e Nova York.


As 10 Grandes  emitem juntas 263,7 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (socorro!),  mais do que a Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega combinadas. As emissões de suas operações são responsáveis ​​por 29,8 milhões de toneladas. Das suas emissões totais, cerca de metade vem da produção de materiais agrícolas de suas cadeias de fornecimento.  A Oxfam acha que as empresas são particularmente negligente  com estas emissões agrícolas.
Segundo Sally Coppley, da Oxfam,  ao não reduzir as emissões de forma adequada o as 10 Grandes estão colocando os lucros de curto prazo à frente dos interesses de longo prazo de todos nós. A sua influência e riqueza são os ingredientes perfeitos para parar de colocar suas empresas em risco e tornar pior o problema  das mudanças climáticas.

Oxfam diz que a agricultura e as florestas são responsáveis por 25% das emissões globais dos gases de efeito estufa e que essas emissões estão crescendo devido à demanda por alimentos. Especialistas dizem que para o mundo se manter dentro do limite de aumento de temperatura "seguro" até 2Co  até 2050, as emissões globais líquidas do setor de alimentos precisa cair para zero. No entanto, as tendências de emissões estão indo na direção oposta.

.
As duas piores , segundo Oxfam, são a  Kellogg  (dos sucrilhos) e a General Mills (dos sorvetes Haggen Das)  como as duas piores empresas na questão clima e cobrando a sua liderança no sentido de políticas e práticas responsáveis.

Apesar de algumas iniciativas positivas,


  • Nenhuma das “Big 10”, ou “10 Grandes” exige que seus fornecedores fixem metas de reduções de emissões.
  •   As metas fixadas pelas  'Big 10'  para reduzir as emissões de suas não são baseadas em estudos científicos e não refletem uma real contribuição para o problema. 
  •    Várias das empresas 'das  Big 10' comprometeram-se a prazos ambiciosos para acabar com o desmatamento em suas cadeias de suprimento para o óleo de palma , mas apenas a Mars e Nestlé estendem  essas políticas às outras commodities que são responsáveis pelo  desmatamento e mudanças no uso da terra. 

  •   Uma empresa da Indonésia que vende óleo de palma para a Cargill , fornecedora de Kellogg e General Mills e outros gigantes do setor de alimentos, está supostamente envolvida na queima de áreas florestais para a produção de óleo de palma e contribuindo para um incêndio florestal em massa que só criou as emissões de gases de efeito estufa equivalente a a emissão anual de 10,3 milhões de carros.


·      Unilever, Coca -Cola e Mars sendo exceções, as outras as empresas não estão fazendo o suficiente para incitar publicamente o governo e outras empresas a fazer mais para combater a mudança do clima, inclusive desafiando posições prejudiciais ou inadequadas de associações comerciais que as representam.

" A indústria de alimentos tem um imperativo moral e uma responsabilidade empresarial para intensificar dramaticamente os seus esforços para combater as alterações climáticas ", disse Byanyima . "As empresas ' Big 10' não estão a usar o seu poder de forma responsável e vamos todos sofrer as conseqüências. Kellogg e General Mills , em particular, não estão fazendo a sua parte. Estas empresas deveriam estar liderando a luta para combater as mudanças do clima. Chegou a hora de parar de andar de lado. 

Quem tem poder, tem que se mexer!

Nota da Oxfam aos Editores 
A Pepsico  do Reino Unido comprometeu-se a reduzir as emissões de sua cadeia de suprimentos agrícolas em 50% em 5 anos. Se este compromisso foram replicado em toda as Big 10, as suas emissões cairiam cerca de 80 milhões de toneladas em relação aos negócios atuais. A conferir. 

Arquivo do blog