quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Água Estratégica


Segundo notícia no jornal Le Monde (30/10), a ONU se reuniu em N.York pela primeira vez para debater as questões relacionadas aos lençóis d' água subterrâneos. A água torna-se cada vez mais escassa devido ao crescimento populacional e também alterações climáticas. Crescem também os conflitos entre governos sobre esta questão.
Os países que mais se utilizam dos aqüíferos são: Estados Unidos, China, Paquistão Irã, Arábia Saudita. Segundo especialista da ONU, o que está ocorrendo é uma super exploração destes reservatórios, impedindo a sua renovação, além de ocasionar salinização e poluição.

A ONU tem como objetivo estabelecer uma gestão igualitária e racional dos aqüíferos compartilhados por mais de um país para preservar sua renovação. Os governos estão reticentes em relação ao assunto e uma solução deve demorar. A maior preocupação diz respeito aos lençóis profundos formados há milhares de anos e que estão desconectados do ciclo da água. Estas águas foram capturadas em virtude de terremotos na superfície da Terra.
Alguns países têm alta dependência destas reservas: Arábia Saudita com mais de 80%, Líbia com 70% e Algéria 30%. No atual ritmo de exploração, as reservas podem durar apenas algumas dezenas de anos. Para os ecologistas, a água de excelente qualidade deveria ser rotulada de “estratégica” e preservada para gerações futuras. Para a ONU, é necessária a repartição eqüitativa entre os países que têm necessidade destes recursos e que reivindicam a sua utilização.

Arquivo do blog