terça-feira, 14 de dezembro de 2010

COP 16: Não foi um fracasso!

No final das negociações, houve um acordo de que tantos os países desenvolvidos como os países em desenvolvimento vão agir para reduzir as emissões de efeito estufa. Agora chegou a vez dos países em desenvolvimento também se comprometerem.

O acordo representou o consenso de 194 países reunidos, com excecção da Bolívia que queria mais. A ministra das relações exteriores resolveu o assunto: consenso não quer dizer unanimidade.
.

O acordo de Cancun estabeleceu um sistema que permite as nações ricas pagarem outras nações para “reduzir as emissões com o desmatamento e a degradação das florestas”, conhecido como REED - Reducing Emissions from Deforestation , Redução das Emissões por Desmatamento e depois de Cancun, como REED-plus. O Brasil se antecipou e já está fazendo a sua parte com Fundo da Amazônia que combate o desmatamento e o promove o uso sustentável das florestas na região Amazônica.

Os representantes acordaram também em estabelecer o Fundo Verde do Cllima para ser controlado por países do mundo desenvolvido e do mundo em desenvolvimento, por meio do Banco Mundial. As nações desenvolvidas deverão desembolsar 30 bilhões para estes programas até 2012 e 100 bilhões anualmente até o fim da década. Resta a saber de onde virá o dinheiro.

Tim Gore, conselheiro para as mudanças climáticas para a Oxfam Internacional, resume sua opinião sobre o Fundo Verde do Clima com uma frase que também se aplica ao acordo geral: “Eles estão agora caminhando na direção certa, mas precisam começar a correr.”

Fonte: Nature, 13/12.

Arquivo do blog