domingo, 27 de dezembro de 2009

TERMINAR O QUE COMEÇAMOS: MÉXICO 2010.

O presidente da assembléia das Nações Unidas em Nova York no dia 21/12 declarou que “todos concordam que as Nações Unidas devem tomar a liderança ...e certamente haverá a reunião no México. Nós vamos terminar o que começamos em Copenhagen...a maioria dos países do mundo está consciente com os perigos deste problema e eles gostariam de fazer o que têm que fazer para salvar o mundo e ter um acordo, um acordo com vínculo jurídico (legally binding).”

O Mundo Precisa de um Acordo com Vínculo Jurídico para 2010 no México é o título da matéria de 24/12 do jornal americano Washington Post. A cidade do México será o país anfitrião da próxima conferência de mudanças climáticas no próximo ano. Nações desenvolvidas e não desenvolvidas devem acordar em cortar 50% das emissões de gases de efeito estufa até 2010, segundo declaração publicada pelo Departamento do Meio-Ambiente.

O fracasso da reunião em Copenhagen foi amenizado com a iniciativa lançada pelos países desenvolvidos do primeiro programa significativo de ajuda climática às nações mais pobres.

A data para a Conferência de 2010 ainda não foi decidida. O governo mexicano sofre com a degradação ambiental, poluição e consumo de energia não renvovável que custa ao país cerca de 7.8% da sua produção anual, segundo dados de 2007. As maiores fontes de poluição e consumo de energia foram os lares, transporte, mina e agricultura. Para resolver os custos ambientais o México tem que gastar 10 vezes mais.

O mundo também vai ter que gastar mais em medidas de proteção ao meio-ambiente e segundo a Estratégia Jovem TUNZA, iniciativa do Programa das Nações Unidas pelo Meio-Ambiente, “agir mais e conversar menos”. Tunza quer dizer “tratar com carinho” na língua africana swahili.

O recado está dado. Até 2010!

Arquivo do blog