quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Salvando a humanidade.



Imagine uma espécie de planta capaz de dobrar de tamanho a cada dia e ainda produzir largas quantidades de óleos com composição semelhante às moléculas de petróleo, os hidrocarbonetos. Então fique sabendo que os cientistas já descobriram como transformar estes óleos das algas numa “Terceira Geração” de biocombustíveis que imitam a gasolina, o diesel e o combustível para aviação.

E mais, as algas são tão produtivas que podem gerar 7.500 galões (mais de 28 milhões de litros )de combustíveis por acre a cada ano e consumir apenas 1% do espaço americano para produzir 100% do petróleo que os EUA consomem para transporte.

Se comparada com a soja, a alga produz 150 vezes mais!

As algas são verdadeiramente a fonte de energia que vai revolucionar o planeta. Como todas as plantas, usam o dióxido de carbono como fonte de nutrição e não jogam gases nocivos na atmosfera. Crescem em qualquer lugar e podem ser aproveitadas para produzir bio-plásticos, nutracêuticos (alimentos que fazem bem à saúde), alimentos para animais etc.

No futuro, fazendas de algas podem ser usadas para captar diretamente o CO2 produzido por outras instalações de energia elétrica.

Ainda é caro para produzir energia da alga, mas muitas empresas já estão investindo no futuro. Segundo os especialistas, em cinco ou dez anos o combustível da alga já poderá ser comercializado. Isto representa uma pegada ecológica 75% menor do que a do petróleo, ocupando muito pouco do que temos que economizar: espaço para plantar!

Fonte: Good.is

Arquivo do blog