domingo, 29 de junho de 2008

Ervas Daninhas e Aquecimento Global

Um longo artigo desse domingo no N.Y. Times argumentea sobre a possibilidade da erva daninha ser a solução para as mudanças climáticas. Uma experiência feita nos EUA por Lewis Ziska especialista em ecologia da erva daninha mostrou que maior CO2 na atmosfera favorece o crescimento das ervas daninhas. Ao mesmo tempo que são uma praga combatida pelos agricultores, elas podem fortalecer espécies ameaçadas por doenças e ser uma solução para o aquecimento global.

Na verdade o conceito de “erva daninha” surgiu em oposição ao desenvolvimento da agricultura por volta de 9.000 a.C. O arroz que conhecemos hoje era um tipo de grama selvagem (red rice) originária da Ásia.
As ervas daninhas são mais resistentes do que as culturas desenvolvidas pelo ser humano e tendem a ser tornar ainda mais num cenário com maior quantidade de CO2. Isto representa mais desafios para a agricultura e a ecologia, mas também oportunidades.
As raízes do “kudzu”, por exemplo, um tipo de trepadeira que cresce por cima das árvores parecem ideais para a produção de etanol e as vagens podem ser uma abundante fonte de energia alternativa.

Arquivo do blog