terça-feira, 10 de maio de 2016

COWSPIRACY - o que adianta economizar água se você consome carne?

Produzido por Leonardo di Caprio, este é o mais honesto e atual  filme sobre o problema do aquecimento global e das mudanças drásticas do clima.

“Cowspiracy” é um trocadilho da palavra “cow”, do inglês “vaca” com “conspiracy”, conspiração.  Seria então a Conspiração da Vaca, ou  melhor sobre a criação do gado e animais em geral.

A produção e o consumo de carne são OS MAIORES responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, com consequências desastrosas para os seres humanos e  para a nossa sobrevivência no planeta. A atividade está associada com o desmatamento para a criação e cultivo de grãos para ração, manutenção do gado vivo, processamento e transporte dos produtos.

Segundo relatório da ONU e da FAO, Organização Alimentação e Agricultura,  o setor de criação de animais (gado, búfalos, carneiros, cabras, camelos, cavalos, porcos e galinhas)  é o que emite gases nocivas num total de 18% das emissões globais, enquanto  todo o setor de transporte emite apenas 13%. Mas por que tanta gente ignora isso?  O filme mostra que há uma “conspiração” para não divulgar este problema e que várias instituições que defendem o ambiente preferem ignorar o assunto pois afeta os interesses de vários grupos. 

Segundo uma publicação de 2009 do World Watch Institute, a criação de animais para consumo humano emite pelo menos 32, 564  milhões de toneladas de CO2 por ano ou 51% do total dos Gases de Efeito Estufa. O estudo é bastante detalhado e lógico na sua análise.  Os analistas mostram que a FAO não considerou as emissões de gases do efeito estufa provocadas pela respiração dos animais. A FAO considerou apenas as emissões envolvidas no desmatamento para a criação do gado e o plantio de alimento para o gado, na manutenção do gado e no processamento e transporte dos produtos finais.

Atualmente, a criação de gado emite dezenas de bilhões de CO2 e a capacidade da Terra de absorver este carbono tem declinado por causa do desmatamento das florestas. O gado emite gás metano que é de 25 a 100 vezes mais destrutivo do que o gás carbônico emitido pelos veículos.

A agricultura animal  é a principal causa da utilização dos recursos naturais e da degradação que destrói o planeta.  Ocupa 45% da terra do planeta, é responsável por 91% da destruição da Floresta Amazônica, pela extinção das espécies e ainda produzem muitos resíduos.

A atividade consome 130 trilhões de litros de água, apenas nos Estados Unidos. Isto acontece porque os animais são alimentados com grãos que produzidos com muita água. No Brasil, mais da metade de tudo que é cultivado destina-se à ração animal e produtores não pagam pelo consumo da água! Em termos mundiais, a atividade consome 1/3 da água do planeta.


Para produzir  100 gramas de carne para um hambúrguer, são necessários 2.500 litros de água. Então o que adianta você fechar a torneira enquanto escova os dentes se um hambúrguer consome um absurdo de água?

Se a criação de gado terminasse, as florestas reapareceriam e sua capacidade de absorção de carbono aumentaria expressivamente,  o que seria muito eficiente para diminuir o aquecimento global. Além disso, uma redução significante na criação de gado reduziria rapidamente os gases de efeito estufa em comparação com energias renováveis ou eficiência energética.  

Outra possibilidade seria em vez de criar gado, usar a terra para a agricultura que seria convertida diretamente em cultivo de alimentos ou biocombustíveis. Estes combustíveis seriam capazes de substituir metade do carvão usado no mundo e que é responsável por 3.340 milhões de toneladas de CO2.

Organizações que incentivam a economia de água, não falam nada sobre a criação de gado nos seus websites. Na verdade, são poucas  as instituições que defendem o ambiente e falam do problema:  

Stockolm Resilience Centre
World Watch Institute
IPCC
Convention on Biological Diversity 
Global Footprint Network

O que devemos parar de produzir e consumir em demasia?

Carne e produtos da agricultura animal ou psicultura. 

Uma boa idéia é comprar dos pequenos produtores orgâicos e pescar nosso próprio peixe! 

Fonte: Cowspiracy (filme), Livestock & Climate Change, Hong Kong Free Press,


Arquivo do blog