segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Crime Ambiental Lucra 10 Bi Por ano

Dez bilhões é a renda anual do Crime Ambiental, segundo o relatório publicado hoje pela a EIA - Environmental Investigation Agency, Agência de Investigação Ambiental. Os criminosos são atraídos pela alta porcentagem de lucro que alcança até 700%. Um indiano é acusado de vender mais de 12.000 peles de animais para comerciantes no Nepal.
As peles, cujo comércio é ilegal, foram encontradas à venda no mercado aberto da China e explicam porquê tantas espécies de mamíferos estão ameaçadas. São pelo menos 1.141 das 5.487 espécies do planeta, de acordo com o relatório da IUCN – International Union for the Conservation of Nature, União Internacional para Conservação da Natureza.

A venda ilegal de madeira é outro problema sério na Indonésia e também no Brasil. O assunto foi abordado na 10ª mostra do FICA – Festival Internacional Cinema Ambiental no Rio de Janeiro com o filme “Batida na Floresta”, direção de Adrian Conwell. Neste caso, pior do que a ilegalidade é a própria destruição das florestas nativas, o que contribui para o problema das mudanças climáticas.

A rede do crime ambiental está se desenvolvendo também no comércio de marfim, proibido desde 1989, e mais recentemente no comércio de HCFCs, composto de gases utilizado na refrigeração e aerossóis. Segundo o relatório da EIA, acredita-se que o que está acontecendo é devido à proliferação de acordos ambientais com maior controle sobre os recursos naturais, além da necessidade dos criminosos diversificarem suas atividades.

Fonte: The Guardian.(13/10) , foto Wikipedia
Vídeo em inglês:
http://www.guardian.co.uk/environment/video/2008/oct/10/eia-tiger-skin

domingo, 12 de outubro de 2008

"ECO-KIDS": Salvem-nos!


Hoje, a homenagem do dia das crianças é para os Eco-kids, como são chamadas as crianças que se preocupam com a causa ambiental. Eles aprenderam que não podem demorar debaixo do chuveiro e que temos que fechar a água enquanto escovamos os dentes. Sabem também que o “aquecimento global” existe e que o problema das “mudanças climáticas”é sério.

Salve o Planeta! é a chamada no site brasileiro Eco-kids, mas na verdade deveria ser “Salvem-nos!’’. A Terra vai continuar a existir, apesar da poluição do ar e da água, do buraco de ozônio, dos furacões, das tempestades e das tsunamis. Nós é que estamos ameaçados e cabe a nós, adultos, a maior responsabilidade. Governos, Ongs, Empresas e todos nós temos que trabalhar junto com este eco-exército para preservar o que de mais precioso possuímos: a natureza.

Papais e mamães que reclamam ter que pagar mais caro porque seus pimpolhos querem produtos ecológicos ou que sofrem pressão para trocar todas as lâmpadas da casa e ainda ter que dar explicações porque ainda não compraram o carro elétrico, tenham paciência.

Eles estão apenas tomando uma Atitude para salvar o seu futuro!
Salve o Planeta! 30 maneiras de se contribuir para preservação:
http://www2.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#
Vídeo: Atitude (Youtube)


Salve o Planeta! 30 maneiras de se contribuir para a preservação do nosso planeta:http://www2.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#

Arquivo do blog